8 Combustíveis para manter o ânimo e a motivação diários sem pagar mais caro por isso

Não é novidade para ninguém o esforço que é para manter o ânimo e a energia sempre elevados, sobretudo quando estamos sob pressão para atender a uma demanda ou expectativa que seja, mas a verdade é que ninguém merece conviver com uma pessoa razinza e mal-humorada, não é mesmo? Que dirá no ambiente de trabalho, isso tira o tesão de qualquer um! Então, vão aí combustíveis para você se motivar diariamente e estimular a sua equipe a fazer o mesmo.

1-     Alimente seus sonhos – Você já sabe onde quer chegar? Como você quer estar vivendo pelos próximos 1, 3, 5 e 10 anos da sua vida? Os sonhos são fundamentais para renovar as suas energias já que além de nos dar um parâmetro da nossa “caminhada”, nos fornece um poderoso indicador se estamos mais perto ou mais longe de onde gostaríamos. Desse modo, mantenha seu sonho diariamente vivo em sua memória, crie flashes, fotos e lembranças espalhados por todo lugar, como sua imagem de tela do seu computador e celular, cartazes, avisos, porta-retratos, ou seja, visualize com convicção a vida que você deseja para você e para aqueles que você mais ama e antecipe-a, viva-a agora!

2-     Estabeleça objetivos claros – É, eu sei, você deve pensar que invariavelmente eu repito isso em todos os meus canais de conteúdo, é verdade! Só que não tem como nos manter motivados se não houver um objetivo que nos estimule a correr atrás. É impossível sair de um lugar a outro sem saber exatamente onde é o ponto de chegada, isso é o que faz muitas pessoas andarem em círculo ano após ano e depois, como diria Raul Seixas, padecem no trono de um apartamento com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar. Assim, ter um sonho e transformá-lo em um objetivo a ser alcançado dentro de um espaço de tempo faz com que tenhamos mais clareza dos obstáculos e desafios que, uma vez superados, faz com que passemos para o próximo nível, como se a vida fosse um jogo de vídeo game, no qual mudamos de fase a medida em que atingimos cada etapa da atual.

3-     Torne-se um bom aprendedor – Em todo jogo, antes de obter a habilidade necessária para mudar de fase é preciso muita prática, isso significa que você vai errar muito antes de começar a acertar e uma forma de acelerar essa curva de aprendizagem é observando as práticas dos demais players, mesmo assim, você terá que colocar a mão na massa, só então perceberá que, uma coisa é observar e entender, a outra é fazer acontecer, desse modo, tal como Thomas Edson falhou mais de mil vezes antes de inventar a luz elétrica, procure aprender enquanto se move em direção ao seu objetivo.

4-     Tire um tempo para meditar – Faça pequenas pausas ao longo do dia para ficar sozinho e em silêncio para meditar, não se trata apenas de pensar positivo, reserve esse tempo para refletir acerca dos seus resultados, avalie constantemente a sua performance,  veja onde está errando e mude o que for necessário, e jamais se acomode com os bons resultados, pense no que pode ser feito para melhorá-los e aproveite o momento para fazer uma visualização criando uma tela mental dos resultados que você deseja, essa é uma ótima maneira de ensaiar o seu jogo, segundo Brian Tracy.

5-     Seja persistente – Muita gente me pergunta qual o segredo das pessoas bem-sucedidas, a qual eu sempre respondo com muita prudência que eu não sei o que faz deles vencedores, mas eu sei exatamente o que não faz deles perdedores: Jamais desistir da luta (veja mais aqui)! Entenda que o que torna um jogo divertido e interessante é justamente o desafio e os obstáculos a serem superados, portanto, desistir ou acomodar-se não o tornará mais apto a obter êxito na concretização dos seus maiores sonhos. Let’s go!

6-     Empodere-se – Crenças são todas as coisas nas quais acreditamos, desenvolvemos o nosso conjunto de crenças desde a fase intrauterina, passando por toda a nossa infância, adolescência, juventude e, acredite, ainda em desenvolvimento durante a maturidade. Essas crenças podem ser limitantes quando você alimenta ideias e pensamentos derrotistas ou usa linguagem depreciativa a seu próprio respeito, bem como de sua obra. No entanto, podem ser potencializadoras, quando revestidas de ideias, imagens, pensamentos e palavras positivas, uma vez que isso desperta sentimentos de: poder, prestígio e autoconfiança, ainda que as condições externas sejam desfavoráveis. Portanto, parece clichê o que vou dizer, mas é isso mesmo: Acredite mais em você! Descubra como nascem nossas crenças aqui.

7-     Encontre soluções – Se você é daquelas pessoas que têm o hábito de reclamar, pare tudo! Reclamar só o levará a focar naquilo que você não quer, no que não está legal, no que lhe prejudica, isso, além de tomar muito do seu tempo, consome sua energia para focar na solução desses problemas ou em estratégias inteligentes para superar as dificuldades. Assim, descubra formas diferentes e caminhos diversos para chegar ao seu objetivo no menor tempo, gastando menos dinheiro e menos energia e obtendo muito mais resultado.

8-     Faça aquilo que lhe faz bem – Encontre atividades saudáveis que o façam mais feliz, é nos momentos de lazer que você encontra inspiração para produzir, uma mente cansada só o levará à fadiga e fatalmente comprometerá a qualidade do seu produto ou serviço, portanto, divirta-se mais, tire um tempo apenas para você, outro para a esposa, marido, namorado(a), ficante, o que preferir, e outro tempo para a família: pais, irmãos, filhos e por aí vai. E jamais esqueça de comemorar cada conquista, por menor que seja, a arte de celebrar é fundamental para recarregar as baterias e restaurar o ânimo e seguir em frente na sua jornada.

Gostou do tema? Tem alguma experiência parecida? Compartilhe comigo, terei o maior prazer em conhecer a sua história e quem sabe, contribuir com outras pessoa que têm as mesmas dificuldades, envie suas dúvidas, sugestões, sua opinião para o whatsapp (011) 99546 8145 ou mande um e-mail para fale@cibracoaching.com.br. Você poderá fazer parte do nossa próxima edição.

Sobre o Autor

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe um comentário:







Scroll Up