Como se dar bem no trabalho mesmo sendo um “Zé Mané”

Pois bem, me arriscaria a dizer que todo mundo quer se dar bem na carreira, no trabalho e na vida profissional, certo? Mas alguns me dizem que não têm talento suficiente e que portanto, jamais conseguirão desenvolver competências necessárias para obter um destaque profissional. Mas, e se eu disser que você não precisa necessariamente ter um talento para ser notável? Como? Eu explico:

Vamos fazer uma analogia com o futebol brazuca, nós temos um jogador com um talento muito acima da curva em relação à outros que jogam na mesma posição e que normalmente é a referência do time no ataque, no entanto, existe aquele outro atleta que, embora seja muito bom, mas não é tão habilidoso como o Neymar, por exemplo, mesmo assim, é fundamental para o time e é o “homem”de confiança do técnico por outras características que não requerem talento e assim, assumem uma notoriedade incrível. Que habilidades são essas?

  • Pontualidade, é uma característica que ainda faz muito a diferença nos dias atuais, pois a pior coisa é ficar esperando por alguém para poder executar uma atividade como se esse alguém fosse privilegiado podendo chegar a hora que bem quer. Pois saiba que esse privilégio não existe nem para a família real britânica, isso seria um insulto e uma grande falta de educação deixar qualquer pessoa esperando após o horário agendado, então,vamos considerar que ser pontual, é muito mais do que ser responsável, é no mínimo uma questão de civilidade, respeito, elegância e gentileza.

 

  • Ética: Muitas pessoas adquirem uma notoriedade pelos seus princípios éticos presentes em sua vida, são valores inegociáveis, como: Transparência, lógico, com bom senso para comunicar ou não algo para as pessoas que serão diretamente impactadas; cuidado, conscientes de que nós não somos donos de nada, portanto, temos que desenvolver um sentimento de zelo por aquilo que está sob nossa responsabilidade; satisfação, a quem você presta contas? Para você mesmo, para o seu bolso, para o acionista, para a sociedade, para o meio ambiente, para Deus? E por fim, lealdade, aos seus princípios, afinal, se nós os traímos, não estamos sendo éticos conosco.

 

  • Empenho: Tudo o que toda empresa mais quer é que os colaboradores sejam esforçados, que procurem servir cada vez mais às pessoas, clientes internos e externos, aproveitando as oportunidades por meio dos desafios que surgirem, aliando a razão e a emoção, fazendo valer cada momento, jamais acomodando-se, mas pelo contrário, sempre adaptando-se aos mais diversos cenários que se apresentam.

 

  • Agilidade: Mas cuidado, ser ágil, mas desorganizado pode te levar a sabotar os processos organizacionais, perdendo o controle e se perdendo em meio à bagunça por você criada. É o tal do “fazejamento”, que, além de pouco prudente, é prejudicial para a empresa, pois um erro negligente pode representar milhões em faturamento. Portanto, é importante ser ágil, no sentido de proatividade. Ter atitude é, de fato, muito importante, mas lembre-se de agir sempre alinhado com o fluxo organizacional.

 

  • Paixão: A pior coisa que pode acontecer, é um ser humano apático em quaisquer circunstâncias. Na empresa não é diferente. Coloque sentimento genuíno em suas atitudes e você perceberá o resultado, pois o seu trabalho só fará sentido quando impactar positivamente alguém, portanto, sinta-se como se fosse um artista, que sobe ao palco para encantar a sua plateia, não importa o que você faça, seja você um ASG, um faxineiro, embalador, operador de caixa ou o diretor, o presidente da companhia, esteja sempre pronto e disposto a encantar com o seu trabalho, com a sua presença de espírito, com o seu sorriso e com o seu bom humor. It’s a show time! (É hora do show).

A Cia Brasileira de Coaching está com uma nova turma de líder coaching e autogestão no período de 23 e 24/04/2019 em Belém. Obtenha maiores informações através do nosso whatsapp (11) 99546 8145.

Gostou do tema? Tem alguma dúvida ou quer  que eu escreva sobre algum assunto em especial? Envie sua opinião para o whatsapp (011) 99546 8145 ou mande um e-mail para fale@cibracoaching.com. Você poderá fazer parte do nossa próxima edição.

Sobre o Autor

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe um comentário:







Scroll Up