De “Zé Ninguém” a profissional badalado: Como virei o jogo na carreira?

Apresento-lhes o Fabrício, um jovem profissional de 26 anos, formado em administração de empresas, mas atuava até bem pouco tempo atrás como vendedor em uma loja de departamentos e se destacava pelo fino trato com os clientes, pelo conhecimento do produto e da empresa que representava, sempre encontrando uma saída que deixasse os clientes satisfeitos reduzindo a burocracia sem ferir os princípios éticos e, lógico, sem abrir mão do lucro. Assim, a liderança abriu os olhos para esse profissional e como reconhecimento o promoveu a gerente.

No início tudo era maravilhoso, incremento no salário, reconhecimento, respeito, consideração até mesmo por parte da maioria dos colegas que seriam agora comandados pelo Fabrício, cara gente boa, parça, brother, compreensivo, alguns diziam: “Demorou!”, outro complementava: “já é!” e assim, lá foi o Fabrício para o seu novo ofício, só que agora tinha que mostrar todo esse merecimento em números. “É meu caro Fabrício, bem vindo de volta à dura realidade”. Vamo trabalhar?!

Pois é, alguns meses após a sua promoção, curiosamente, as vendas caíram drásticamente, aquela equipe que antes produzia resultados magníficos, agora estava irreconhecível em clima de desavenças, acomodação, desleixo e indisciplina, mas justo com o Fabrício, o cara?! O que aconteceu? Simples, mas um típico caso da empresa que precisa de um líder e de um profissional querendo uma oportunidade mas sem o devido preparo para tal, ou seja, de um lado a empresa não se preocupou em qualificar o seu “pupilo” enquanto podia, para assumir uma nova função e do outro, o cara que sempre foi bom em vendas, jamais se preocupou em se qualificar e ainda desdenhava dos cursos e formações achando que já sabia o suficiente e na prática … até assumir a função e perceber que ela era bem mais complexa do que sua mente podia imaginar.

Resultado dessa epopéia corporativa? Perdeu-se um excelente vendedor e ganhou-se um péssimo gerente, e agora? O que se faz com isso? Precisando de vendas urgente, demite-se o Fabrício e o entregam de bandeja para o concorrente, que tem ali, diante de si, um jovem qualificado, com histórico de bons resultados, conhece profundamente a concorrência e, o melhor, a um preço bem baixo!

Só que não contavam que o Fabrício, entendeu as suas falhas e procurou se qualificar desenvolvendo técnicas de liderança, PNL, mindset, análise gerencial, processos organizacionais e, principalmente, coaching para aprender a lidar com pessoas e equipes, afinal, ele não podia se dar ao luxo de cair no mesmo erro duas vezes.

Em seu novo trabalho, Fabrício assumiu a gerência, só que agora mais qualificado, utilizou os seus conhecimentos em processos organizacionais para melhorar o fluxo de trabalho e reduzir custos com retrabalho, procurou conversar individualmente com cada integrante da sua nova equipe para entende-los, alinhar expectativas, eliminando assim, possíveis comportamentos viciosos.

Fazia reuniões matinais para manter a equipe focada nos resultados evitando a dispersão da equipe e desenhou em conjunto com o RH, um perfil mais adequado às funções táticas e operacionais o que melhorou bastante a qualidade das contratações, evitando, com isso, custos desnecessários.

O Fabrício sabe que precisava aumentar o seu nível de autoconhecimento, até mesmo para desenvolver um estilo gerencial mais adequado a sua personalidade, só que não engessado, assim, assegurava maior produtividade, comprometimento dos seus subordinados, com base na confiança e no consequente engajamento da equipe, o resto você já sabe, não é mesmo? Quer ter mais resultados positivos? Maior satisfação dos clientes interno e externo? Melhorar o clima organizacional no trabalho? Qualifique-se, prepare-se adequadamente para exercer um cargo de liderança, afinal, nunca sabemos quando surgirá a próxima oportunidade, que pode ser a da sua vida! Seja líder de você mesmo!

A Cia Brasileira de Coaching está com uma turma de Leader Coaching nos próximos dias 13 e 14/12/2018 em Belém e, o melhor, está com preço de “Black Friday” ao longo de toda essa semana com um super-desconto de 30% somente até o dia 30/11/2018. Mas atenção, fechando a turma, não abriremos novas vagas, então inscreva-se logo através do nosso whatsapp (11) 99546 8145.

Gostou do tema? Tem alguma experiência parecida? Compartilhe comigo, terei o maior prazer em conhecer a sua história e quem sabe, contribuir com outras pessoa que têm as mesmas dificuldades, envie suas dúvidas, sugestões, sua opinião para o whatsapp (011) 99546 8145 ou mande um e-mail para fale@cibracoaching.com.br. Você poderá fazer parte do nossa próxima edição.

Sobre o Autor

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe um comentário:







Scroll Up