Estas poderosas técnicas irão melhorar a sua habilidade de comunicação

Você sabia que uma grande diferença entre as pessoas bem-sucedidas e as demais está justamente na sua capacidade de se relacionar bem, que compreende, dentre outros aspectos: A comunicação, os gestos, a compreensão do ambiente que o rodeia no momento da interação, a sensibilidade para compreender o outro e a habilidade de estabelecer uma relação de confiança seja para: uma negociação, um acordo, uma parceria, ou mesmo para conquistar um(a) namorado(a) ou até uma relação de amizade? Pois então, daí a importância de um sinal de acolhimento oferecido a outra pessoa que pode ser representado por um gesto de cumprimento, como: um aperto de mão, um abraço, uma reverência ou mesmo um aceno, além de desenvolver a capacidade de ouvir o interlocutor além das palavras que são verbalmente manifestadas considerando-se todos os aspectos que acompanham a comunicação, tais como: Linguagem, tom de voz, olhar, postura, gestos, expressão facial, dentre outros.

Importante ressaltar que muitas negociações, vendas ou mesmo relacionamentos interpessoais não se consolidam por conta da negligência na construção de uma relação de parceria e confiança que vai muito além da simpatia ou antipatia. Trata-se de uma relação empática, onde uma pessoa é perfeitamente capaz de se colocar no lugar do outro a ponto de sentir o que este sente e pensa, facilitando desse modo a relação. Você sabia que é possível qualquer pessoa aprender a estabelecer essa relação de confiança rompendo a resistência inicial ou mesmo barreiras e obstáculos normalmente impostos num processo de vendas e negociações?

Pois então, basta, inicialmente, acompanhar os gestos e os movimentos do seu interlocutor de maneira discreta e comedida, demonstrando certa concordância com os seus sentimentos e palavras expressados, permita-se até se indignar, se for o caso, com a sua indignação, mostrando que você está efetivamente com ele. Demonstre sempre respeito e solidariedade em relação aos sentimentos alheios!

Após, experimente posicionar-se de maneira que intuitivamente “convide” a outra pessoa a acompanha-lo. A partir desse ponto, qualquer conversa flui naturalmente, ou seja, se você tocar o queixo, é provável que o outro também o faça, ao cruzar as pernas ou os braços, possivelmente o outro repetirá o gesto. Quando isso ocorrer, finalmente você estará conduzindo a conversa, mas isso ainda não é suficiente para ser bem sucedido em uma relação.

Agora que você está conduzindo os gestos e movimentos do seu interlocutor, perceba a sua frequência respiratória, que pode estar em descompasso com a sua, o que os coloca em ritmos diferentes. Assim, é imprescindível sintonizar a frequência respiratória do interlocutor com a sua fazendo uma respiração lenta e profunda na pausa entre as frases pronunciadas pelo interlocutor. Como você já o está conduzindo, fatalmente ele o acompanhará e consequentemente, estará alinhando, a cada repetição, a respiração de ambos. Ao alinhar esses dois aspectos, comportamento e respiração, você começa a ter a sensação de que tudo está no seu devido lugar e que tudo está acontecendo como deveria, é como se ambos fossem envoltos por uma redoma, onde não existissem outras pessoas ou coisas, é como se estivessem em um mundo à parte, protegidos e seguros de qualquer intercorrência externa.

Por fim, ao aprender esse conjunto de técnicas, todas da PNL, você automaticamente amplia a percepção do ambiente à sua volta a ponto de perceber as mudanças fisiológicas mais sutis que ocorrem nas pessoas em resposta à sua comunicação, é o que chamamos de micro expressões, que  consiste em observar sem adivinhar e obter dados concretos de base sensorial, ou seja, você desenvolve uma poderosa habilidade de perceber se a sua comunicação está ou não produzindo resultados.

Essas e outras técnicas serão apresentadas pelo Master André Percia, de Niterói-RJ, um dos mais respeitados trainers em PNL da América Latina durante a formação internacional com certificação alemã NLP-in em Belém com início em 25 de outubro, as vagas são limitadas, saiba mais.

Gostou do tema? Tem alguma experiência parecida? Compartilhe comigo, terei o maior prazer em conhecer a sua história e quem sabe, contribuir com outras pessoa que têm as mesmas dificuldades, envie suas dúvidas, sugestões, sua opinião para o whatsapp (011) 99546 8145 ou mande um e-mail para fale@cibracoaching.com.br. Você poderá fazer parte do nossa próxima edição.

Sobre o Autor

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe um comentário:







Scroll Up