Melhore a sua performance em vendas

A expressão Momentos da Verdade é característica das touradas espanholas e refere-se ao momento em que o toureiro se encontra cara-a-cara com o touro. Apropriando-se da expressão, Jan Carlzon, presidente da SAS, uma companhia aérea escandinava adaptou esse conceito para o marketing de relacionamento e faz referência ao momento em que o profissional encontra-se cara-a-cara com o seu cliente, fazendo a empresa acontecer em pelo menos três níveis, são eles:

Desencantando o cliente, quando a interação ocorre em um nível que cause frustração com relação às expectativas e percepções do mesmo, ou seja, o cliente tem uma grande expectativa com relação ao trabalho a ser desenvolvido, contudo, não vê as suas necessidades atendidas.

O segundo diz respeito à simples satisfação de suas necessidades, ou seja, a percepção do cliente é tal qual a sua expectativa, nada de excepcional acontece, nem para melhor nem para pior, simplesmente o cliente procura um bem de consumo ou serviço e obtém o produto esperado. Nesse caso, não ocorreu uma interação efetiva que surpreendesse o cliente.

No entanto, o profissional pode ainda extrapolar os momentos da verdade surpreendendo positivamente o cliente quando a percepção do mesmo é maior que a sua expectativa, ou seja, o cliente espera encontrar algo e obtém muito mais do que esperava encontrar, um gesto, um sorriso, uma atenção especial, enfim, um atendimento de boa vontade faz uma grande diferença.

Assim, com base nesse raciocínio, tomei a liberdade de fazer uma releitura desse conceito para a vida pessoal, se considerarmos que o tempo inteiro somos julgados pelo nosso posicionamento diante das circunstâncias: em casa, na escola, no trabalho, na comunidade, na religião, enfim, tal qual as relações profissionais, a vida social torna-se cada vez mais complexa e cada vez mais as pessoas têm expectativas com relação a nossas atitudes, um simples gesto como um cumprimento pela manhã pode fazer a diferença, podemos decepcionar alguém se for frio, torna-se sem efeito se apenas respondemos a um estímulo ou pode ser encantador ser for entusiasmado, inspirador e caloroso, sendo que este último, por ser marcante, por si só já garante uma posição de destaque no mercado.

Portanto, é fundamental para todas as pessoas cuidar bem da sua imagem, pois ela revela o que está dentro. Então, assim como devemos ter cuidado com as nossas interações e com a nossa alimentação, as palavras e ideias produzidas também têm um forte impacto no comportamento. Assim, se eu uso palavras depreciativas em relação a mim, minhas ideias serão distorcidas e isso vai impactar o meu comportamento cabisbaixo, ranzinza, resmungão, mal-humorado, pessimista, enfim. Por outro lado, ao mudar as palavras que uso a meu respeito, minhas ideias serão mais positivas, me levando a experimentar o perdão, a gratidão, a esperança, o aprendizado, o que também, terá um impacto muito forte sobre a autoestima e consequentemente sobre o meu comportamento, que será mais alegre, descontraído, seguro, maduro e assertivo. Desse modo:

1) No geral, como você se comporta em relação as outras pessoas no seu meio? Esse comportamento mais atrai ou afasta as pessoas de você?

2) Que palavras você utiliza para se definir? Elas são mais satisfatórias ou insatisfatórias?

3) Suas palavras o levam a ter mais pensamentos acolhedores, que elevam a sua auto-estima ou depreciativos, que constroem uma imagem distorcida a seu respeito?

4) Se você pudesse mudar ou melhorar alguma palavra, gesto ou comportamento, o que seria? Como faria agindo de forma diferente do que vem fazendo atualmente?

No mais, devemos lembrar que as grandes oportunidades da vida acontecem quando menos esperamos, portanto, devemos estar preparados para quando ela aparecer, nunca é demais lembrar que vivemos uma busca incessante pela excelência, mas esquecemos que ela está dentro de cada um de nós, só precisamos regá-la guardando coisas boas no coração, vivendo com prazer, agradecendo todos os dias pelo dom da vida, fazendo constantemente exames de consciência, valorizando as conquistas realizadas e acima de tudo … acreditando! Acreditando e fazendo dos nossos dias cada vez melhores.

Participe da nossa palestra de alta performance, onde abordaremos essa questão com seis dicas estratégicas para aumentar os seus resultados. Será no dia vinte de fevereiro no Cinesystem do Shopping Metrópole em Ananindeua das 8h às 9h30. Maiores informações através do nosso whatsapp (11) 99546 8145/(91) 3348 6405.

Gostou do tema? Tem alguma dúvida ou quer  que eu escreva sobre algum assunto em especial? Envie sua opinião para o whatsapp (011) 99546 8145 ou mande um e-mail para nelsonvieira@cibracoaching.com.brvocê poderá fazer parte do nossa próxima edição.

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