O QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?

A resposta para essa indagação é bem mais complexa do que se possa pensar à primeira vista.

Imagine que você encontra a famosa lâmpada de Aladim, com seu gênio e a possibilidade de atender três pedidos seus, qualquer um.  Essa história do folclore árabe nos permite inúmeras reflexões interessantes, que vão desde como ter criatividade na vida a saber aproveitar oportunidades. Pode também falar que não existem soluções mágicas. Independente da leitura que se faça, e deixando de lado as demais questões filosóficas, a questão central é – O que você pediria? Será que seus pedidos seriam claramente entendidos pelo gênio?

The Clash (você conhece, né? Banda, Punk Rock, anos 70/80), em sua clássica Should i stay or should I go?, questiona uma geração inteira ao dizer: devo ir ou ficar?. Esse importante movimento musical, longe de ser apenas barulho e rebeldia, questionou a sociedade e trouxe novos valores a uma geração estagnada política, econômica e culturalmente.

Como cristão que sou, não posso deixar de falar da história de Jó, homem citado na Bíblia como exemplo de paciência e resiliência. Embora fosse justo, se desviasse do mal e tivesse uma vida de adoração e comunhão com seu Deus, de uma hora para outra foi envolvido em uma série de acontecimentos fortuitos que levaram todos seus bens, sua posição social e ainda seus 10 filhos. Acometido de uma terrível doença de pele, ainda assim foi capaz de manter sua fé, apesar de ser aconselhado a desistir e morrer. Seus amigos o visitaram e o acusaram de pecador e por isso estaria sofrendo. Para encurtar a história, no final do livro, o próprio Deus criador conversa com ele e lhe faz inúmeras perguntas tão impactantes que o fazem reconhecer que ele apenas conhecia esse Deus de ouvir, mas agora seus olhos podiam vê-lo.

Jesus Cristo em sua jornada na Terra, encontrou inúmeras pessoas que pediram ajuda para suas dores físicas e espirituais. Um desses encontros foi narrado por Mateus (como diria meu amigo Paulinho, um “parça do Mestre”, “membro da Galera dos Doze”). Jesus foi visitar uma cidade e de repente, um homem, cego e mendigo, começa a gritar insistentemente, dizendo; “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”. Muitos tentaram fazê-lo calar, mas ele continuou e isso chamou atenção de Jesus, que se aproximou dele e perguntou: “ Que queres que te faça?”. E o cego respondeu: “Que eu torne a ver”. O milagre aconteceu, graças a ação piedosa de Jesus e à objetividade daquele homem simples, que sabia exatamente o que necessitava.

E você? Sabe exatamente o que precisa ou o que pedir? Que decisão deve tomar? Ir ou ficar?

O Coaching é um processo estruturado, baseado em metodologia e ferramentas testadas cientificamente, que mediante um acordo de trabalho entre Coach e Coachee, permite a este alcançar resultados extraordinários e conhecer seu Melhor Eu. O Coaching pode te ajudar a responder essas e outras perguntas, pois você mesmo vai achar as respostas dentro de si.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre esse e outros assuntos e quiser vê-los respondidos por aqui, mande um e-mail para: fale@cibracoaching.com.br.

rui

Rui Tavares

É Coach formado pela Cia Brasileira de Coaching/WCA, especializado em desenvolvimento humano, analista Comportamental Coachecom, Engenheiro Mecânico formado pela UFPa; certificação Green Belt / metodologia Seis Sigma pelo INDG; 2º Tenente de Infantaria do Exercito, formado pelo NPOR / 2º BIS, com atuação em unidades de tropa; experiência profissional em empresas de mineração como Vale e Norsk Hydro; palestrante e consultor de empresas na área de gestão, processos e melhorias.

Nelson Vieira
 

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: