Você está delegando ou deLARGANDO

Você é responsável por uma equipe de trabalho na sua empresa e seu diretor lhe demandou uma tarefa com um prazo curto, e você, por sua vez, a repassou à sua equipe confiando plenamente em sua correta execução, enquanto isso, você aproveitou o seu tempo “livre” para se dedicar a outras atividades.

O tempo passou, o prazo está terminando e você então vai conferir com a equipe o resultado do trabalho, que foi executado às pressas e de maneira totalmente equivocada, sem qualidade de acabamento e nem uma apresentação decente, é quando você começa a ficar todo vermelho, sua pressão sobe subitamente, a sua pupila dilata, como se fosse saltar fora do globo ocular, seu coração dispara dando a sensação de que a qualquer momento você pode infartar, sente aquele frio na espinha e um sentimento de vergonha, traição, raiva, enfim, tudo junto, a vontade é de sumir da face da terra. Para completar a cena, justo nesse momento o telefone começa a tocar, você olha para o aparelho na sua mesa com tensão, como se estivesse assistindo a um filme de suspense, depois de algum tempo com o telefone chamando, heis que você recebe aquela indesejada, embora já esperada visita do seu diretor.

Enquanto ele dá os primeiros passos firmes dentro da sua sala, vindo em sua direção, você, a essa altura, pálido, o enxerga em slow motion (câmera lenta) e pensa em mil argumentos em uma pequena fração de segundos, se a tal SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) existe, você foi acometido nesse exato momento.

Finalmente, quando seu diretor pede o que havia demandado a você, você se limita a responder: “- Puxa, eu pedi, mas eles não fizeram o trabalho”, então eu pergunto: De quem é a responsabilidade afinal? Entenda, não adianta transferir a responsabilidade para a equipe, ela é totalmente do líder do setor, você transfere o trabalho em si, mas a responsabilidade é totalmente sua!

O que aconteceu na situação acima, é que você confundiu as coisas e delargou a atividade à boa vontade dos seus subordinados e quem sabe até a um pouco de sorte já que nem tomou o devido cuidado de checar o entendimento da atividade por eles. Com essa experiência, extraímos alguns aprendizados importantes:

  • O ato de delegar consiste em repassar uma tarefa a um subordinado, mas com o seu devido acompanhamento;
  • O ato de simplesmente transferir a tarefa pode ser entendido como “deLARGAR”, como a própria expressão sugere: deixar de lado, abandonar a própria sorte;
  • A tarefa pode ser perfeitamente transferida e acompanhada, mas a responsabilidade pelo que decorre dessa ação será sempre do líder;
  • Importante checar o entendimento do subordinado para ter a certeza absoluta de que ele compreendeu exatamente o comando.

Aceita uma dica legal para checar o entendimento do seu subordinado nesse caso? Então vamos lá:

Líder: – Você entendeu?

Subordinado: – Sim!

Líder: – Ok, então me explique!

Ouça então o seu subordinado que irá explicar novamente o comando que você deu a ele. Se estiver correto, confirme, agradeça pela disponibilidade e acompanhe as tarefas, mas, se, ao contrário, ele estiver equivocado, pode ser que ele não tenha entendido bem a tarefa, nesse caso, exponha novamente e peça para que ele lhe explique de novo. Repita até ter a certeza absoluta de que ele (o subordinado) compreendeu tudo.

Imagine como se estivesse em uma corrida de revezamento 4 X 100, na qual você recebe o bastão e tem que repassá-lo da melhor maneira possível ao seu companheiro para ter chances de ganhar a prova. Se quiser pensar em outro esporte, jogue frescobol e não tênis de mesa (ping pong), pois no primeiro, o jogo fica melhor à medida em que ambos acertam, com isso, um se esforça para consertar a jogada do outro, ao passo em que o segundo foca no erro alheio.

Espero que esta reflexão tenha sido útil e que esta semana, você trabalhe com uma equipe alinhadinha na informação e na execução das atividades.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre esse e outros assuntos e quiser vê-los respondidos por aqui, mande um e-mail para: fale@cibracoaching.com.br.

Nelson Vieira
 

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: