Você tem foco na sua vida? Saiba como desenvolver

Uma das coisas que mais atrapalham as pessoas na realização de seus projetos, pessoais e profissionais é a falta de foco, o problema está no cerne, pois muitos nem conseguem identificar qual seria o seu. A confusão começa em achar que foco e objetivo são sinônimos,vacilo meu caro! Objetivo é o ponto onde se quer chegar e deve estar alinhado com o seu critério de valores para que não seja vazio, mas pelo contrário, para que o faça verdadeiramente feliz.

Todos temos desejos, aspirações, vontades e realizações,  isso significa que podemos ter vários objetivos na vida, embora devamos trabalhar um de cada vez, a menos que seja pessoal, profissional, de relacionamentos ou mesmo no que diga respeito até mesmo a sua qualidade de vida, no entanto, foco é mais centralizado e determina a trajetória para se chegar a este objetivo.

Em outras palavras, se você procurar na internet uma definição de foco, vai perceber que existem inúmeros conceitos tentando explicar foco nele mesmo (inclusive, que foco e objetivo são a mesma coisa), no entanto eu prefiro ficar com uma definição do Steve Jobs, co-fundador da Apple, quando ele diz que: “Foco, é quando você é capaz de deixar inúmeras outras oportunidades que podem ser até mais lucrativas e rentáveis para se dedicar exclusivamente a um projeto apenas, aquele que está tocando no momento, evitando, com isso, dispersões das mais diversas que certamente surgirão enquanto se dedica à sua ideia principal.”

Definir o foco não é tarefa muito fácil para muitas pessoas, é preciso estar apto para essa descoberta, que mexe com seus anseios, sua vontade, dentro de uma perspectiva por vezes até bem distante daquilo que está vivendo no momento. No entanto, uma vez definido o seu foco, certamente terá mais poder para fortalecer a sua atenção naquilo que realmente importa.

Segue abaixo algumas dicas úteis para manter-se focado:

  • Tenha em mente o objetivo pelo qual está trabalhando no momento;
  • Estabeleça uma meta clara, que seja específica e que tenha um prazo bem definido;
  • Toda noite ao deitar, defina ações concretas para fazer no dia seguinte e não tente fazê-las todas de uma só vez, trabalhe muito bem uma e só passe para a seguinte quando finalizar a que estava fazendo anteriormente;
  • Evite aceitar outros desafios ou oportunidades, por mais sedutoras e lucrativas que possam parecer, pois elas só irão consumir a sua energia e roubar o seu tempo para produzir resultados medianos;
  • Mantenha o estado de atenção relaxada enquanto executa intensamente as suas atividades, evitando interrupções de qualquer natureza, isso lhe ajudará a ampliar os sentidos e a sua inteligência estimulando a criatividade que o levará a uma performance de excelência.

Neste momento, muitas pessoas alimentam seus desejos, renovam as esperanças, fazem promessas: Para emagrecer ou para ganhar massa muscular, para parar de fumar, para se ter melhor qualidade de vida, para ganhar mais dinheiro, enfim, são inúmeras as promessas feitas e objetivos traçados, muitas vezes, de empolgação, que se perdem no meio do caminho simplesmente por falta de foco naquilo que se deseja uma vez que nossa atenção vai se voltando para várias outras coisas que vão nos aparecendo durante a nossa caminhada.

Por fim, acredito que, com essas dicas, seja perfeitamente possível começar bem o seu planejamento sabendo exatamente onde se pretende chegar e mantendo o foco naquilo que realmente importa.

Aproveite esses primeiros dias do ano para fazer um balanço do ano que passou, avaliar o que foi bom e o que precisa ser mudado para o ano que já começou com tudo. Foque apenas nas coisas que estão sob o seu controle, tipo: definir um objetivo, manter-se focado nele e, fazer-se feliz com a sua conquista, sem esquecer de uma etapa muito importante em todo esse processo:Celebrar cada vitória!

A Cia Brasileira de Coaching está com uma turma de Formação em Coaching no período de 21 a 24/02/2019 em Belém. Obtenha maiores informações através do nosso whatsapp (11) 99546 8145.

Gostou do tema? Tem alguma dúvida ou quer  que eu escreva sobre algum assunto em especial? Envie sua opinião para o whatsapp (011) 99546 8145 ou mande um e-mail para fale@cibracoaching.com você poderá fazer parte do nossa próxima edição.

Sobre o Autor

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe um comentário:







Scroll Up