Serve para você também: Uma poderosa saída estratégica dos funcionários de organismos internacionais em meio à crise no mercado global

Hoje o mundo vive um momento de mudanças impressionantes em todos os segmentos de mercado, o que gera uma instabilidade que impacta sobremaneira a tomada de decisão no momento atual em função da incerteza dos dias que virão, e essa é uma realidade global! Nem os organismos internacionais mais poderosos escapam a este cenário, onde os seus executivos ocupam horas do seu tempo em reuniões, por vezes intermináveis, discutindo processos de reestruturação, realocação e adaptação aos novos tempos, e ninguém escapa a essa nova ordem econômica mundial.

Portanto, o tolo ignora, mas o sábio dá ouvidos àquele velho dito popular: “É melhor prevenir do que remediar”, colocando-nos em constante estado de prontidão para o que está por vir, afinal, nunca se sabe com 100% de certeza qual será a “bola da vez”, onde as pessoas (perceba que nem me refiro aos profissionais), dormem com uma realidade e acordam com outra.

Você tem noção do que é chegar ao trabalho e desempenhar as suas funções esperando a qualquer momento por um telefonema para passar no RH e assinar a sua rescisão? Eu realmente não sei como é isso, mas conheço pessoas que sabem e, eu asseguro, não é nada confortável! É como uma dança das cadeiras, na qual, a cada rodada, um é eliminado, e, ao menor sinal de distração alguém fica fora do jogo. Aí, só quando isso acontece, o sujeito se pergunta: e agora?!

É meu caro(a), “o bicho tá pegando” pra todo mundo!

Diante disso, vários são os questionamentos que nos fazemos todos os dias e que procurei trazer duas perguntas para reflexão, uma vez que todos estamos enfrentando os mesmos desafios, não importa o segmento de mercado, nem a sua posição hierarquica ou condição social:

Como nos prevenir desse “ataque silencioso”?

Diante da incerteza, esteja preparado, saiba que, apenas a qualificação técnica, hoje em dia não é suficiente para assegurar a sua posição na organização em que atua, mas existem uma série de requisitos que nem sempre constam nos “manuais da empregabilidade” que não podem ser negligenciados, como: equilíbro emocional, paciência, gentileza no trato com os demais, qualidade na execução do trabalho evitando preciosismos, muitas vezes desnecessários, cumprimento de prazos e, talvez, o mais importante e o mais difícil de todos, EVITE A ACOMODAÇÃO, saiba que ninguém tem lugar cativo, muito menos neste cenário de incertezas.

Então, como nos blindar?

Você é, hoje, resultado das suas inúmeras decisões tomadas no passado, desse modo, cultive sempre boas relações, afinal, nunca se sabe o dia de amanhã, então:

  • Mantenha sempre uma postura discreta, íntegra, cortez e, de fato, profissional;
  • Evite desgastar-se em discussões, sobretudo, de assuntos irrelevantes;
  • Cuidado com sua imagem virtual nas redes sociais, bem como com o conteúdo de suas postagens, evite entrar em polêmicas ou exposições desnecessárias;
  • Cultive sempre o bom humor;
  • Seja humilde ao aprender e generoso ao ensinar os menos experientes;
  • Identifique e faça revisão constante dos seus pontos fortes e dos pontos a serem melhorados. Evolua continuamente!
  • Reconheça seus desafetos, mantenha-os por perto e, sempre que possivel, ajude-os!   Eles poderão, quem sabe um dia, ser decisivos numa possível recolocação;
  • Aprenda a trabalhar em equipe, não seja uma ilha e nem tampouco “o sol”, saiba que em algum momento você também vai precisar ceder.

No mais, espero ter contribuído para minimizar o impacto de muitas pessoas e suas famílias, sobretudo no Brasil, onde as dificuldades vão muito além daquelas aqui apontadas, é uma questão de educação nos níveis mais básicos que transcendem os muros e corredores escolares, um resgate dos princípios morais, éticos, de boas maneiras e de convivência no ambiente de trabalho.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre esse e outros assuntos e quiser vê-los respondidos por aqui, mande um e-mail para: fale@cibracoaching.com.br.

Nelson Vieira
 

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: