Você não precisa sofrer para promover mudanças necessárias em sua vida

Toda mudança desperta o medo e a insegurança em relação ao desconhecido! E consequentemente gera dor para alguns que ficam imobilizados pela suposta ameaça de perder o status quo ou mesmo o temor de fracassar, com isso, se mantém na zona de conforto e se sabotam pelo prazer (de não encarar o desafio), apegando-se ao conhecido. Paradoxalmente, essa insegurança é tão importante na vida do ser humano quanto a segurança, pois com ela vem a diversidade, que por sua vez é o que nos desafia e nos faz crescer quando a superamos. Muitas pessoas se deixam paralisar pelo medo, simplesmente porque o veem como um “adversário” grande, mal, poderoso e que cresce cada vez que tentamos “em vão” enfrentá-lo.

No entanto, quando se entende que o medo não é um adversário, mas sim um aliado, toda mudança passa a ser divertida pois gera aprendizado e refinamento o que contribui para uma melhor performance do indivíduo. Desse modo, o maior obstáculo para uma mudança efetiva está na realidade dentro de cada um de nós e na maneira como lidamos com o medo de errar, de fracassar, de perder. Assim, quando nós percebemos que esses três elementos fazem parte do jogo, assim como o acerto, o sucesso e o ganho e fazemos do medo um aliado e não um adversário, ficamos mais fortes para os desafios de uma transição de carreira ou mesmo de vida.

Engana-se quem acha que qualquer mudança seja mais fácil a quem é bem sucedido profissionalmente do que a quem não se estabeleceu, pelo contrário, pode, em alguns casos ser até mais difícil, pois a segurança de uma carreira bem sucedida pode dificultar a pessoa de experimentar novas formas de ser e de se comportar digamos assim, muito embora não seja via de regra, da mesma forma que uma pessoa que não se estabeleceu ainda profissionalmente, por não ter o peso da perda, pode arriscar-se mais em outra carreira, aventurando-se em relação ao desconhecido para encontrar-se profissionalmente.

Importante ter a consciência de que muitas vezes até sabemos o que queremos e o que precisamos modificar para sermos mais produtivos, realizados e felizes na carreira e na vida, mas não conseguimos, mesmo conscientes da importância da mudança, agimos de maneira incongruente com aquilo que queremos e em alguns casos até, bem distante de tudo aquilo que realmente acreditamos, por isso, hoje compartilho um modelo sistemático de mudança, bastante utilizado em nosso sistema Cibrasystem ( http://cibracoaching.com.br/cibrasystem/ ) que certamente o ajudará a vincular comportamentos, sentimentos e pensamentos aos seus valores e propósitos. É bem provável que depois de fazê-lo, fique claro o que pode o estar afastando do seu real objetivo. Então, crie um arquivo onde somente você tenha acesso ou escreva em uma folha ou caderno as suas respostas para as seguintes questões. Importante que você seja absolutamente franco e sincero em sua autoreflexão:

1- O que você acredita que precisa mudar em você, que se fizesse obteria um ganho extraordinário?

2- Que situações internas (relacionadas a você mesmo) o estão impedindo de atingir as suas metas?

3- Que situações relacionadas a fatores externos o estão impedindo de atingi-las?

4- Como você normalmente se comporta diante destas situações?

5- Quais os prós e contras de agir assim?

6- Como você gostaria de se comportar diante destas mesmas circunstâncias?

7- Descreva que sentimentos estas situações provocam em você:

8- Que sentimentos você precisaria ter para se comportar como deseja?

9- Que pensamentos poderiam trazer este tipo de sentimentos?

10- O que poderia ajuda-lo a pensar desta nova forma quando estas situações se repetirem?

No mais, é importante saber que toda mudança é muito bem vinda, a vida é feita de ciclos e é necessário encerrar um para iniciar outro, o que faz parte da vida, o importante é cada vez mais ouvir a sua intuição e investir em algo que toque realmente o seu coração, algo que não despenda de um esforço imensurável para ser executada, escolha fazer coisas que sejam relativamente fáceis para você e lembre-se: Sempre que fizer algo que exija demais de outras pessoas, mas que você execute com certa facilidade, estará exercendo o seu talento, dando vazão àquilo que verdadeiramente nasceu para fazer e que talvez seja a sua missão neste mundo e consequentemente, é o que o aproximará cada vez mais do maior de todos os seus objetivos: Ser feliz!

Gostou do tema? Tem alguma experiência parecida? Compartilhe comigo, terei o maior prazer em conhecer a sua história e quem sabe, contribuir com outras pessoa que têm as mesmas dificuldades, envie suas dúvidas, sugestões, sua opinião para o whatsapp (011) 99546 8145 ou mande um e-mail para fale@cibracoaching.com.br. Você poderá fazer parte do nossa próxima edição.

Sobre o Autor

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe um comentário:







Scroll Up