Um poderoso recurso para obter resultados extraordinários rapidamente
Até hoje algumas pessoas me fazem a seguinte pergunta: Como surgiu a PNL? O que é? O que faz pelas pessoas?
Pois bem, a PNL foi criada no início da década de 70 por Richard Bandler, um estudante de informática e aprendiz de Gestalt Terapia e John Grinder, professor associado de linguística Generativa da Universidade de Santa Cruz na Califórnia, que tendo como base os estudos e atuações de Fritz Pearls, Virgínia Satir e do psiquiatra Milton Erickson, se dedicaram a codificar e reproduzir os padrões de comportamento e comunicação de modelos (pessoas geniais em suas áreas de atuação).
Concluíram então que, ao reproduzi-los, era perfeitamente possível obter resultados tão bons ou próximo do nível obtido por esses gênios, então perceberam que podiam ainda ensinar outras pessoas a conseguir o mesmo e rapidamente se deram conta de que haviam descoberto muito mais do que um simples conhecimento, criaram um modelo de aprendizagem e transformação acelerada cuja metodologia denominaram Programação Neurolinguística.
Enquanto desenvolviam os seus estudos, algumas funcionalidades sobre a subjetividade humana foram descobertas, como: as pistas de acesso ocular. Esses registros respaldaram os conceitos fundamentais da PNL que, são chamadas por John Grinder como “The classic code” (O código clássico) e por Robert Dilts de “The first genaration” (a primeira geração).
Assim deu-se início a esse universo poderoso de (re)programação de software associando pensamento, linguagem e comportamento.
Mas afinal, o que é PNL?
PNL é a sigla para Programação Neurolinguistica, onde: Neuro refere-se ao nosso sistema nervoso, aos caminhos mentais dos nossos cinco sentidos de visão, audição, tato, paladar e olfato e linguística refere-se à nossa capacidade de expressão e à forma como determinadas palavras e frases refletem nossos mundos mentais, refere-se também à nossa “linguagem silenciosa” de atitudes, gestos e hábitos que revelam nossos estilos de pensamento e crenças.
Programação veio da informática, para sugerir que nossos pensamentos, sentimentos e ações são simplesmente programas habituais que podem ser mudados por padrões de pensamentos mais elevados.
Em outras palavras: PNL é o estudo da excelência humana, a capacidade de dar o melhor de si mesmo com mais frequência, é o método prático e eficaz para realizar uma mudança pessoal, uma tecnologia de sucesso, segundo Schmidt.
O que faz pelas pessoas?
Segundo Andreas, o fundamental é que a PNL permite que você tenha a experiência que quiser. Há anos, trainers e practitioners da PNL vêm ensinando as pessoas a criarem sentimentos mais positivos, mudarem hábitos antigos, resolverem conflitos interiores e a construírem novas crenças, muitas vezes em menos de uma hora. Através da PNL, você vai descobrir como o seu cérebro funciona e como você pode fazer mais facilmente uma mudança em tudo aquilo o que quiser e necessitar, durante toda a sua vida. E poderá ainda:
- Ser responsável por sua própria motivação;
- Criar um futuro atraente e um caminho pessoal para alcançá-lo;
- Construir relacionamentos mais íntimos e aprimorar suas técnicas de persuasão;
- Apagar experiências negativas que possam travar o seu desenvolvimento;
- Intensificar a sua autovalorização e autoestima;
- Criar uma sólida atitude mental positiva;
- Ter melhor acesso ao seu desempenho máximo;
- Aprender mais rápido qualquer habilidade que quiser.
Por fim, entenda que o cérebro é fundamental para qualquer realização humana. A PNL, portanto, está na fronteira do desenvolvimento humano porque ensina os fundamentos do funcionamento do cérebro independente da sua situação e revela como você pode ser, ter e fazer muito mais com os recursos que tem disponíveis.
A Companhia Brasileira de Coaching está trazendo a Belém o Master André Percia, de Niterói-RJ, um dos mais respeitados trainers em PNL da América Latina para uma formação internacional com certificação alemã NLP-in com início em 25 de outubro, as vagas são limitadas, saiba mais.
Gostou do tema? Tem alguma experiência parecida? Compartilhe comigo, terei o maior prazer em conhecer a sua história e quem sabe, contribuir com outras pessoa que têm as mesmas dificuldades, envie suas dúvidas, sugestões, sua opinião para o whatsapp (011) 99546 8145 ou mande um e-mail para fale@cibracoaching.com.br. Você poderá fazer parte do nossa próxima edição.