O que são os desalentados e qual o impacto na sua vida?
Segundo pesquisa da FGV IBRE, o número de pessoas desalentadas no Brasil mais do que dobrou neste segundo trimestre de 2019 em relação ao ano de 2012. Dados do IBGE apontam que hoje são cerca de 4,9 milhões de pessoas nessas condições e afetam sobretudo aquelas que vivem em condições de vulnerabilidade social. Esse artigo tem o propósito de compreender o que são os desalentados e qual o impacto disso na sua vida?.
O que é desalentado?
De acordo com o dicionário online de português, trata-se de um adjetivo destinado a quem está desprovido de alento ou ânimo; sem forças para agir; sem coragem; desanimado ou desesperançado, indivíduo cansado ou estafado. Resumindo: No contexto de mercado, trata-se daquelas pessoas que desistiram de procurar emprego.
Quem são?
A pesquisa aponta que cerca de 60% dos desalentados no país estão na região nordeste. O fechamento de inúmeros postos de trabalho são uma das causas principais. Os jovens, as mulheres e as pessoas com baixa escolaridade são os mais afetados.
Jovens, com idades entre 14 e 23 anos (33,5%), enfrentam grande dificuldade para entrar no mercado de trabalho pela falta de experiência profissional, além de outros fatores, como o comportamento, por exemplo, e quando tem uma necessidade de redução no quadro de funcionários, são os mais vulneráveis para demissão.
As mulheres (55,2%), engrossam essa estatística por conta das obrigações domésticas e vínculos familiares já que normalmente, é quem cuida das crianças ou idosos no lar.
Pessoas com baixa escolaridade (41,2%), aqueles com ensino fundamental incompleto, ocupam uma grande parcela de desalentados, porque o mercado está cada dia mais exigente, no qual mesmo aquelas atividades operacionais mais básicas, é exigido, no mínimo, o ensino médio completo.
Quais as causas desse grande contingente de desalentados?
O período de recessão no país, que já dura mais de 5 (cinco) anos, levam ao enfraquecimento da economia. Isso gera escassez de emprego e uma inércia no mercado, que, com dificuldade de reação, forma um círculo vicioso culminando na escassez de oferta de emprego formal e alta rotatividade nos quadros das empresas.
Como afetam a economia?
O quadro acima leva a um significativo aumento de trabalho com vínculos desestruturados (sem carteira assinada e direitos trabalhistas) ou informais, como é o caso dos motoristas e entregadores de aplicativos. Desse modo, para agravar ainda mais a situação, se de um lado o mercado não está preparado para absorver toda essa demanda de desempregados, por outro, a ausência de qualificação adequada e dificuldades comportamentais ligadas ao trabalho em equipe, iniciativa e engajamento leva muitos a tornarem-se desalentados estagnando assim, a economia local.
Como superar a condição de desalentados?
Um caminho é o empreendedorismo, dados apontam que cerca de 37,5% das empresas nascem da necessidade de produção para assegurar o sustento familiar. Outra opção:
- Estude, por mais difícil que possa estar o mercado, jamais deixe de estudar;
- Tenha o seu currículo muito bem elaborado e com informações de contato atualizadas, evite endereços de e-mail ou redes sociais com apelidos;
- Invista constantemente em cursos para desenvolver as suas competências profissionais;
- Cultive a sua rede de relacionamentos, o networking é o que vai lhe tirar do sufoco em um menor espaço de tempo;
- Seja proativo, ao invés de mendigar uma oportunidade de emprego, crie-a oferencendo ajuda, sendo útil. Comprometa-se!
- Cuide da saúde física, mental e espiritual, e por fim;
- Vença a preguiça! Vá a luta!
Resumindo, comece praticando uma atitude positiva, desenvolva-se continuamente, por isso, a Cia Brasileira de Coaching está com uma nova turma para o workshop de Liderança e autogestão a ser realizado no período de 08 a 09/11/2019, das 8h às 18h em Belém. Obtenha maiores informações através do nosso whatsapp (11) 99546 8145.
Gostou do tema? Tem alguma dúvida ou quer que eu escreva sobre algum assunto em especial? Envie sua opinião para o whatsapp (11) 99546 8145 ou mande um e-mail para nelsonvieira@cibracoaching.com.br você poderá fazer parte do nossa próxima edição.