10 situações decisivas que o coaching pode lhe auxiliar
Muitas pessoas me perguntam, ainda hoje, em que situações devem procurar um coach profissional, enfim, por ser bastante genérica, acaba sendo uma resposta muito difícil, no entanto, elenquei aqui as 10 Mais – dez situações em que as pessoas mais têm procurado os processos de coaching profissional, vamos a eles:
1-Mudança de emprego ou de função exercida: Pessoas que procuram um novo emprego, desejam empreender ou estão confusos sobre que decisão tomar, se submetem a um processo de coaching para ter maior clareza do seu papel (seus talentos, suas principais habilidades), quais deles devem ser potencializados e quais precisam ser desenvolvidos e traçar um plano de acompanhamento.
2-Desmotivação: Quando deixamos de perceber resultado prático naquilo que fazemos ou quando estamos entediados pela rotina diária, é perfeitamente natural sentirmos um certo desânimo, nesse ponto o coach auxilia no resgate do propósito e da autoestima com pequenas ações semanais, até a pessoa começar a perceber novamente os resultados.
3-Melhoria de desempenho e produtividade: Num processo de coaching avaliamos os resultados produzidos atualmente, identificamos o objetivo a ser atingido, auxiliamos na produção de um plano para acompanhamento sistemático e estimulamos o cliente a entrar em ação diariamente sempre visando o seu resultado.
4-Desejo por uma promoção dentro da empresa: Nesse caso é importante que o coach tenha alguma vivência com corporações, preferencialmente na área de RH, pois ele vai precisar conhecer o plano de carreira da empresa, bem como os requisitos e a descrição do cargo pleiteado pelo cliente para apoia-lo em sua preparação para o novo cargo, além, lógico, de auxiliá-lo no alcance de metas, caso tenha um desafio proposto.
5-Desenvolvimento pessoal: O coaching é indicado também para pessoas que desejam melhoria comportamental em situações específicas, como: Planejar férias com a família, atividades de lazer com os filhos, programas de casal, organização pessoal, educação dos filhos, planejamento pessoal, qualidade de vida e gestão do tempo.
6-Desenvolvimento de liderança e equipes: O treino de habilidades de liderança com técnicas de intervenção são fundamentais para a regência de uma equipe, assim como conhecer o perfil comportamental dominante para adequar o estilo de comunicação a cada liderado de maneira a gerar propósito, desenvolver o espírito coparticipativo e proporcionar uma visão mais global para a geração de resultados efetivos para o time.
7-Mudança ou criação do próprio negócio: Nesse caso, é necessário que o coach, não apenas conheça, mas seja familiarizado com empresas, negócios, mercado e empreendedorismo, pois ele auxiliará o cliente a avaliar o retorno de um determinado investimento dentro de um período específico de tempo ou mesmo definir um bom plano de negócios para uma melhor gestão estratégica da sua empresa.
8-Melhoria nos relacionamentos amorosos ou sociais: Acredite, há muitas pessoas com dificuldade de relacionamento por motivos diversos, por isso existe coaching para manutenção do relacionamento de casal, bem como, relações sociais num contexto mais amplo e genérico, desde que bem especificado no processo. Neste caso, o profissional coach deve avaliar a necessidade de trabalhar o programa associado a um psicólogo clínico para possíveis casos de traumas ou fobias sociais.
9-Maior controle da vida financeira: O coach também auxilia as pessoas na organização das finanças pessoais, avaliando o enxugamento de despesas e definindo ações para aumentar a receita e assim obter o controle financeiro para a realização de sonhos a curto, médio e longo prazos.
10-Auxílio no processo de emagrecimento: Pessoas que querem obter maior qualidade de vida eliminando alguns quilinhos extras também se vale do coaching, que pode ser um personal trainer ou mesmo um nutricionista, de qualquer forma, esse é um processo que envolve um trabalho interdisciplinar para que o cliente alcance o seu objetivo com saúde e qualidade.
Espero ter contribuído para que você tenha maior clareza sobre os processos de coaching, como você pode perceber, ele pode lhe auxiliar em todas as áreas e de diversas maneiras, no entanto, é preciso escolher bem o profissional, identificando claramente quais são as suas maiores habilidades e limitações, bem como sua trajetória, desde a sua formação (talvez até antes) e este profissional, por sua vez, deve estar consciente da sua competência, vindo a atuar com ética, transparência e responsabilidade.
Gostou do tema? Quer saber mais sobre esse assunto? Queremos lhe ouvir, envie suas dúvidas, sugestões, sua opinião para o whatsapp (011) 99546 8145 ou mande um e-mail para: fale@cibracoaching.com.br. Você poderá fazer parte do nossa próxima edição.