Negócios, carreira e rock’n roll
Na última quinta, dia 13/07 comemorou-se o “Dia Internacional do Rock”, um estilo musical que surgiu em meados da década de 40 originário da junção de vários outros estilos da época, como o blues, country, folk, jazz, gospel e outros ritmos africanos. Esse estilo passou a ser um dos mais importantes veículos da cultura ocidental para o mundo e para quem pensa que era somente um instrumento de subversão nas décadas de 60 e 70 ou de reivindicação social nos anos 80, está muito enganado, é muito mais que isso. É um negócio bastante lucrativo e conta com seguidores fiéis e uma audiência pra lá de engajada.
Senso de Propósito: Como qualquer negócio que se preze, o rock tem um propósito bem claro: “Ser” a voz dos menos favorecidos, dos excluídos, dos ideais de liberdade e igualdade, além da solidariedade e fraternidade em relação aos países mais pobres e oprimidos vitimados por governos tiranos, pela guerra civil, pelas catástrofes naturais e toda forma de desigualdade. E, lógico, “todos” aqueles que se identificam com esse propósito, encontram “voz” nessa comunidade.
Perguntas de Reflexão: Qual é o seu propósito maior? E o do seu negócio? Como você quer ser reconhecido pelo mercado em que atua? Que contribuição você pretende deixar para a sociedade?
Público-Alvo: Pronto, a partir de um propósito bem claro, já temos o público alvo definido, ou seja, não adianta querer atingir a massa, isso já foi feito em outros tempos, quando o rock virou pop, como na década de 60 com os Beatles no mundo e a jovem guarda aqui no Brasil, onde também, com o movimento de abertura politica ocorrida durante os anos 80 virou febre nacional, arrebatando inúmeros seguidores, inclusive esse que vos escreve, e atualmente com tanta diversidade musical, o rock, embora não figurando tanto no cenário publicitário de massa, tem o seu espaço assegurado junto a esses fiéis seguidores e, vem se renovando com as novas gerações que se identificam com o estilo e com o propósito.
Perguntas de Reflexão: Quem se beneficia dos seus produtos ou serviços? Quem são os seus seguidores fiéis? Você tem uma audiência engajada? Seus clientes o defenderiam em relação à sua concorrência? O que os levaria a fazer isso?
Administração: Mas não se vive só de ideais e tampouco é só uma questão de compor e emplacar um hit ou mesmo de ter um figurino adequado e um cenário deslumbrante que fazem a diferença, por detrás de tudo isso, é necessário administrar uma série de ações para que tudo corra bem, do financeiro à logística, passando pela estratégia de carreira, plano de negócios, produção, marketing e vendas, tudo conta e cada detalhe pode significar a ascensão ou queda de uma banda!
Perguntas de Reflexão: Você tem um plano de carreira? Sua empresa tem um plano de negócios? Existe um planejamento estratégico? Tem processos bem definidos? Como ocorre a comunicação entre os diversos setores da sua empresa?
Carreira: No que diz respeito à carreira, ninguém se notabilizou mais do que o eterno Beatle Sir Paul McCartney, que passou a gerir a própria carreira e definir os próprios rumos a serem tomados, hoje, no auge dos seus 75 anos de idade e bilionário, ainda corre nas rádios e TVs para divulgar a sua arte como se ainda fosse um adolescente no início de carreira.
Perguntas de Reflexão: Como você está aparecendo para as demais pessoas? Você gosta do que faz? O que você poderia fazer melhor ainda para obter mais resultado na sua carreira ou no seu negócio?
Qualidade: Coincidência (ou não), a também britânica Adelle se notabilizou pela sua qualidade musical desde o primeiro álbum lançado no ano de 2011 onde suas músicas exprimiam uma explosão de sentimentos, porém, com uma sequência muito bem pensada e inteligente, tendo se cercado de produtores de primeiríssima qualidade. Lição: Não basta fazer só por fazer!
Perguntas de Reflexão: Como a qualidade do seu trabalho é percebida pelos seus clientes ou mesmo pelo seu empregador? O que está bom? O que precisa ser melhorado? Quais os fatores críticos que asseguram a qualidade do seu produto ou serviço?
Gostou do tema? Quer saber mais sobre esse assunto? Queremos lhe ouvir, envie suas dúvidas, sugestões, sua opinião para o whatsapp (011) 99546 8145 ou mande um e-mail para: fale@cibracoaching.com.br. Você poderá fazer parte do nossa próxima edição.