5 coisas que você não quer ao escolher um processo de coaching

Pensando em mudar de carreira? Empreender um negócio? Planejar a compra de um carro, uma casa ou mesmo uma viagem? Mas tem dúvidas se esse é o melhor momento? Não sabe por onde começar? Sente-se confuso? Talvez você precise de um coach para lhe ajudar nessas e em outras questões, como: O alinhamento com o seu critério de valores pessoais, por que isso é importante para você? Qual o impacto disso na sua vida e na vida das pessoas que você mais ama? Que resultados você pode colher em decorrência da sua escolha? Acredite: Um bom profissional vai ajuda-lo a pensar em todos esses aspectos.

Importante compreender que não há uma receita de bolo para fazer todas essas coisas, até porque devemos levar em consideração o contexto histórico, econômico, social, político, geográfico e até mesmo a personalidade e estilo de vida de uma pessoa, que, por serem diferentes, mudam-se as ações e estratégias propostas, logo, o que funciona bem em um caso, não necessariamente funcionará bem em outro. Logo, o papel do coach é ajudar a pessoa a enxergar, perceber melhor a situação e auxiliar a pessoa a traçar o plano mais adequado e de acordo com as circunstâncias presentes no momento. Portanto, não existem fórmulas prontas, mágicas e tampouco fórmulas preparadas de sucesso, como muitos por aí vendem, mas precisamos ser prudentes e separar as boas práticas, daí, mais uma vez a importância de conhecê-las.

Uma pessoa que procura um trabalho de coaching sabe exatamente que está procurando (ou nem sempre), mas uma coisa é certa, ela sabe o que não quer como abordagem. Veja abaixo 5 coisas que as pessoas não querem quando optam por um trabalho de coaching:

  • Conselhos, a opinião do outro é menos importante, ela quer mesmo é ser questionada de maneira a organizar a estrutura do seu pensamento de tal forma, que ela consiga planejar de acordo com as suas próprias escolhas e assumir a responsabilidade pelos resultados alcançados;
  • Terapia, a terapia tem o propósito de aliviar as dores físicas ou emocionais de um indivíduo, logo, quem opta pelo coaching, não está procurando alívio para as suas dores, menos ainda as causas, elas querem mesmo é ser desafiadas na medida exata, confrontadas com o seu objeto de dor, com aquilo que lhe causa desconforto, quer descobrir que o seu medo é apenas um sinal de alerta e, portanto, quer encontrar uma forma de autocontrole e equilíbrio diante do medo, da dor e do desconforto. Interessante que, a medida que ele vai se superando e avançando em sua trajetória ele vai ganhando em termos de autoestima e autoconfiança, tão necessários para uma vida saudável, produtiva, realizada e feliz.
  • Treinamento, trata-se de uma ação que tem o propósito de desenvolver uma habilidade específica para o exercício de um determinado cargo, função ou atividade. O coaching não vai treinar a pessoa, mas vai ajuda-lo a perceber quando precisa de um treinamento ou de uma competência (que pode ser desenvolvida ou contratada) para executar uma determinada atividade que o coachee não domine.
  • Consultoria, onde o mesmo aponta o erro, indica a solução e a responsabilidade final por executar recai sobre o cliente. O indivíduo que procura o coach quer pensar acerca dos diversos cenários existentes antes de tomar uma decisão que seja viável para o seu contexto atual, em outras palavras, ele quer mesmo é ser provocado, e ninguém faz isso como o coach!
  • Mentor, por fim, ele não quer alguém que diga o que fazer, se essa for uma questão premente, acredite, você não precisa de um coach, mas de um mentor, ou seja, alguém mais experiente numa área específica, como tocar um negócio por exemplo, mas se a sua questão diz respeito a planejar, definir metas, traçar um plano e entrar em ação, é o coach que vai lhe ajudar com isso!

Perceba que, embora o coach seja essencial para qualquer pessoa que deseje crescer, prosperar e realizar sonhos, existem abordagens similares que também contribuem, cada qual a sua maneira e de forma complementar para o resultado final, mas cuidado, certifique-se de estar recebendo exatamente aquilo que contratou.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre esse e outros assuntos e quiser vê-los respondidos por aqui, mande um e-mail para: fale@cibracoaching.com.br.

Nelson Vieira
 

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: