Resiliência: Desenvolva e salve a sua vida
A primeira vez que ouvi falar em resiliência, foi quando trabalhei na área de treinamento em uma fábrica de colchões. E, dentre os vários testes, o de resiliência mede a capacidade de retorno do colchão ao seu estado normal no menor espaço de tempo possível, atestando a saúde da espuma.
Na prática, funciona assim: quando a pessoa senta e ele retorna rapidamente ao levantar-se é porque a espuma é bastante resiliente e de boa qualidade.
Por outro lado, quando a espuma afunda formando a marca do corpo e retorna ao seu estado inicial muito lentamente, tem uma baixa resiliência. Portanto, de péssima qualidade.
Resiliência X Comportamento
Da mesma forma acontece conosco: frustrações diversas, aborrecimentos, constrangimentos, gafes, assim como o nosso estado súbito de alegria que, se forem além da medida, podem gerar sérios prejuízos, simplesmente porque o estado de euforia passou do ponto levando-nos, por vezes a nos comportar de maneira inconveniente.
Então, aproveitando dessa analogia com o teste de colchões, trago esse exemplo para a nossa vida, pois passamos por várias situações diariamente que nos levam a alterar subitamente o nosso humor, e dependendo do contexto, pode prejudicar, e muito, uma pessoa.
Como afeta a sua vida profissional ou de negócios?
No ambiente profissional, não é raro a pessoa se aborrecer por diversos motivos. Porém, ela deve desenvolver a capacidade de retomar o seu equilíbrio emocional o mais rápido quanto possível sob pena de prejudicar as suas atividades, custando a sua credibilidade, confiança e carisma em relação aos demais profissionais com os quais lida diariamente, sobretudo, os mais próximos.
O mesmo acontece com um empreendedor, que ao se deparar com uma experiência de negócio frustrante, reluta em iniciar outro para evitar se decepcionar novamente.
Com isso, se deixa abater pelo sentimento de medo, que o paralisa e o impede de seguir adiante, para a realização dos seus sonhos levando-o à depressão.
Como age um profissional resiliente?
Um profissional resiliente primeiro reconhece que sentir medo é natural, no entanto, quando esse medo o paralisa, passa a ser prejudicial, podendo ter evoluído para uma fobia. Nesse caso, procuraria tratamento especializado.
Perceba que não há mal nenhum em frustrar-se, ficar triste, magoado, com raiva ou mesmo furioso com uma determinada situação. Tudo isso é perfeitamente natural e saudável e em alguns casos é até desejável. O que não é saudável, é manter esse mesmo padrão de comportamento por muito tempo levando-o a agredir, ainda que verbalmente ou por expressões e gestos a si mesmo e a outras pessoas.
Desse modo, na situação do empreendedor acima, avaliaria a sua experiência frustrante extraindo um aprendizado e definiria novas ações que o levassem a obter resultados diferentes.
Responda a essas perguntas básicas:
- O que eu fiz que não deu certo e o que eu aprendi com isso?
- O que eu posso fazer diferente da próxima vez para ter um resultado melhor?
- Que consequências posso ter se eu mantiver o mesmo padrão de comportamento repulsivo em relação as pessoas que estão a minha volta?
Dica para desenvolver a sua resiliência
Assim, para desenvolver a sua resiliência, além das perguntas acima, é fundamental que você desenvolva uma estratégia de recomposição. Sempre que acontecer algo que afete o seu ânimo, dê pausas sistemáticas para fazer algo que você verdadeiramente goste, como: Ouvir uma música, fazer uma oração, ler o capítulo de um livro, assistir a um vídeo motivacional. Escrever acerca da sua experiência e do seu aprendizado na situação também ajuda bastante. Se for possível, saia para respirar, espairecer, ver coisas diferentes, assim como nadar e se exercitar.
Como vê, são várias as estratégias para a rápida retomada do seu equilíbrio emocional de modo a tocar as suas atividades profissionais com muito mais energia e entusiasmo atraindo cada vez mais as pessoas a sua volta.
Desejo pra você esta semana que aproveite bem esta reflexão sobre resiliência e que você consiga recobrar rapidamente o seu perfeito equilíbrio. Faça isso pelo bem das pessoas que você mais ama!
Gostou do tema? Tem alguma dúvida ou quer que eu escreva sobre algum assunto em especial? Envie sua opinião para o whatsapp (11) 99546 8145 ou mande um e-mail para nelsonvieira@cibracoaching.com.br você poderá fazer parte do nossa próxima edição.