Inteligência relacional: Evite relações conflituosas

Normalmente, quando se fala em relacionamento, as pessoas são “induzidas” a pensar apenas no relacionamento com o outro, esquecendo-se que todo processo de construção, crescimento e evolução começam, na realidade, de dentro para fora. Sendo assim, é impossível querer me relacionar bem com o outro, amando-o e respeitando-o quando eu não me relaciono bem comigo mesmo. Esse é o princípio absoluto da inteligência relacional para evitar relações conflituosas.

Neste tipo de relação, inevitavelmente, falta confiança, respeito, liberdade, compreensão, amor incondicional e sobram manipulação, ciúme, inveja, dependência sócio afetiva e tolerância (no sentido de simplesmente aturar o outro sem amá-lo).

A importância do autoconhecimento:

Logo, como diria Timothy Gallway: “a consciência é curativa!”. Sendo assim, o primeiro passo para atingir um nível de inteligência para um bom relacionamento com as demais pessoas e com o mundo  a sua volta é conhecer a si mesmo! E esse autoconhecimento pode ser mais doloroso e complexo do que se imagina.

Doloroso porque não é nada fácil defrontarmo-nos com o que nos causa dor, que são, justamente, as nossas imperfeições. É muito mais fácil enxergar somente nossas virtudes, potenciais e grandes feitos. Porém, é necessário um olhar mais cuidadoso sobre elas (nossas imperfeições) uma vez que são elas que nos sabotam e nos impedem de seguir adiante cultivando bons relacionamentos, mais saudáveis e maduros.

Desenvolva a sua inteligência relacional:

Um bom caminho, é seguir o exercício abaixo:

  • Descreva um pensamento que te identifica. Em que momento você a ouviu pela primeira vez? O que sentia naquele momento? Que impacto ele tem na sua vida?
  • Como você identifica os seus pontos fortes? Quais as suas maiores virtudes, potenciais e talentos que lhe projetam e elevam a sua auto-estima?
  • O que você considera, em você, como sendo fatores críticos de desenvolvimento? Quais as suas limitações, pensamentos, sentimentos e/ou comportamentos que lhe põem pra baixo, atrapalham e o impedem de ser você mesmo e de se relacionar melhor com o mundo a sua volta?
  • Pelo quê você tem profunda gratidão em sua vida?
  • Quais os maiores erros cometidos por você, que você carrega como um peso e que se perdoados, tornarão a sua caminhada mais leve? O que lhe impede de perdoar-se?

Como evitar relações conflituosas?

É impossível passar pela vida sem se relacionar com outras pessoas, porém, a qualidade dessa interação é preponderante para o sucesso e felicidade na vida pessoal e profissional, desse modo, não dá para se relacionar bem com os demais sem se conhecer, sem se compreender e, principalmente, sem se aceitar. Por este motivo muitas relações são conflituosas.

Portanto lembre-se, todo grande movimento começa dentro de você, depois ela se expande e provoca sentimentos e sensações poderosos que se refletem na sua postura e no seu comportamento e consequentemente, contagia as pessoas ao seu redor com toda essa energia positiva. Afinal, é muito melhor estar ao lado de pessoas positivas, felizes, autoconfiantes e resolvidas. Concorda?

Assim, desenvolva-se continuamente, por isso, a Cia Brasileira de Coaching está com uma nova turma para o workshop de Liderança e autogestão a ser realizado no período de 13 a 14/12/2019, das 8h às 18h em Belém. Obtenha maiores informações através do nosso whatsapp (11) 99546 8145.

Gostou do tema? Tem alguma dúvida ou quer que eu escreva sobre algum assunto em especial? Envie sua opinião para o whatsapp (11) 99546 8145 ou mande um e-mail para nelsonvieira@cibracoaching.com.br  você poderá fazer parte do nossa próxima edição.

Click Here to Leave a Comment Below 0 comentários

Leave a Reply: