A importância da inteligência emocional no trabalho

“Eu estava prestes a ser promovida, agora estou correndo o risco de ser demitida, tudo por causa  de um assédio moral que sofri no ambiente de trabalho, registrei o caso no RH da Empresa, na visão do meu diretor, eu deveria ter jogo de cintura, mas eu sinto que não tenho inteligência emocional suficiente para lidar com situações adversas, muito menos quando são deveras abusivas, mas sei que preciso ter sangue frio e aprender a lidar com essas situações pelo meu bem, dos meus filhos e da minha família, cansei de perder para mim mesma”.

O relato acima é de uma jovem profissional que busca estabilidade profissional, mas que, não é, infelizmente, um caso isolado, pelo contrário, é mais recorrente do que se imagina no ambiente corporativo o que leva muitos jovens talentosos, verdadeiras joias raras e bons profissionais a fracassarem em suas carreiras uma vez que vai minando a sua autoestima, o rendimento vai caindo vertiginosamente, e, quando menos se percebe, já está disponível no mercado à preço de banana até encontrar dificuldade de recolocação. Muito bem, mas então, como evitar que isso aconteça?

  • Invista em autoconhecimento: Quanto mais você se conhece, mais domina seus impulsos, controlando suas emoções até chegar a um ponto de escolher o que quer sentir ou como deseja agir em uma dada circunstância. Entenda, se algo te ferir, provavelmente sentirá muita raiva e a vontade, provavelmente, é a de machucar na mesma proporção, o famoso “olho por olho, dente por dente”, mas essa seria a solução mais viável? Agir por impulso é uma forma pouco racional e nada estratégica para se dar bem na vida, portanto, em momentos difíceis, é fundamental ter autocontrole para lidar com a situação, controle seus sentimentos ou eles o controlarão, e o resultado pode ser desastroso, com um impacto negativo até mesmo para aqueles a quem você mais ama e quer bem.
  • Compreenda o que acontece no cérebro: Quando agimos impulsivamente, dizemos que houve o “sequestro da amígdala cerebral”, já que ela é responsável por fazer a ponte entre o sistema límbico (centro regulador das emoções) e as nossas ações. Sem a amígdala, ficamos totalmente vulneráveis agindo segundo as nossas emoções, seja ela de raiva ou desespero, sem um adequado controle que nos possibilite raciocinar acerca das consequências de nossos atos, daí muitas vezes nos arrependermos irremediavelmente depois que a merda está feita, muitas vezes dizendo: “- Eu não quis dizer isso, ou fazer aquilo, eu estava tão nervoso que não vi mais nada na frente”, só que aí, muitas vezes já é tarde demais e lá se foi mais uma oportunidade! A vantagem é que a amígdala possibilita promover o aprendizado emocional para agir de forma mais lúcida diante de situações adversas, assegurando a nossa sobrevivência, e lógico, por que não, a nossa ascensão profissional?
  • Nossa reputação é, em parte, baseada em nossas emoções: Elas moldam o nosso caráter, a nossa maneira de ser e consequentemente determinam a forma como somos percebidos pelos demais, isso é tão lógico que popularmente até dizem: “se você se descontrolar perde toda a razão” e isso é fato! Quem está de fora, muitas vezes não precisa nem analisar uma situação para julgar o mérito da questão, avaliam somente o que presenciam no momento, muitas vezes rotulando pelo resto da vida, injustamente, sua personalidade, como se a sua vida inteira derivasse apenas daquele fato isolado.

Você quer se dar bem no trabalho? Deseja ser promovido, ganhar o respeito e a confiança das pessoas? Blindar a sua família? Garantir maior estabilidade profissional e financeira? Então esse workshop é para você.  A Cia Brasileira de Coaching está com um novo workshop de Inteligência Emocional no dia 29/06/2019 (sábado), das 8h às 18h em Belém. Obtenha maiores informações através do nosso whatsapp (11) 99546 8145.

Gostou do tema? Tem alguma dúvida ou quer  que eu escreva sobre algum assunto em especial? Envie sua opinião para o whatsapp (011) 99546 8145 ou mande um e-mail para nelsonvieira@cibracoaching.com.br  você poderá fazer parte do nossa próxima edição.

 

 

 

 

 

Nelson Vieira
 

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Click Here to Leave a Comment Below 0 comentários

Leave a Reply:

Scroll Up