Amor: O verdadeiro sentido do natal

Então é natal, período em que as pessoas se sensibilizam e se confraternizam, cumprimentam-se e expressam sentimentos de emoções mútuas. Os corações estão em festa e a sensação de paz e amor invade os lares e toma conta do nosso ser. Esse é o verdadeiro sentido do natal!

Neste contexto, peço licença para abordar um assunto normalmente negligenciado, porém, extremamente importante em todo ambiente: O amor e suas diversas vertentes. Cada qual o expressa de forma bem distinta, contudo, nem sempre é percebido ou adequadamente interpretado.

Como o amor se manifesta?

Você sabia que o amor se manifesta através de um conjunto de linguagens bem específicas? Então, ele foi “decodificado” por Gary Chapman, um terapeuta familiar, que percebeu que o amor transcende as palavras verbalmente manifestadas e se solidificam em pequenos gestos ou ações, que podem fazer uma grande diferença para quem as recebe. Vamos conhecê-las:

Amor: O verdadeiro sentido do natal

Palavras de afirmação:

São palavras que tem efeito positivo sobre quem as recebe. Pode ser um elogio, um reconhecimento ou mesmo uma palavra de afeto, como: Eu te amo; como sou feliz com você; puxa, você é forte e inteligente minha filha; eu tenho tanto orgulho de você. Estas palavras não precisam ser utilizadas exclusivamente com familiares, pelo contrário, podem (e devem) ser usadas em sociedade, tais como: Parabéns; lhe desejo paz, saúde, sucesso e prosperidade (Importante: Não precisa ser só no natal!);

Qualidade de tempo:

Importante compreender que, não é quanto tempo nós temos pra ficar junto daqueles que amamos que faz a diferença, mas a qualidade desse tempo. Pense: Quantas vezes você está em algum lugar mas na realidade não está lá? Sim, fisicamente está presente, mas a cabeça e o coração estão em outro tempo ou lugar completamente diferentes. Com isso, deixa de aproveitar aquele momento com as pessoas que ama e perde, assim, o poder de apreciação das pequenas, porém, belas e sublimes coisas.

Eu mesmo, só me dei conta da importância desse tempo presente quando voltava de viagem, pois passava muito tempo longe de casa e com isso perdia eventos importantes, como as datas comemorativas, aniversários e eventos dos filhos na escola. Então, cada vez que eu retornava, cheio de saudade, passei a apreciar mais cada momento, por mais simples que fossem, e sempre que possível, registrava cada coisa que as crianças faziam, são momentos que carrego na mente e no coração.

Presentes:

Normalmente as pessoas relacionam presentes apenas aqueles que atendem aos apelos comerciais da mídia ou que têm algum valor financeiro agregado, no entanto, precisa levar em consideração que os presentes têm o propósito de homenagear, de alguma forma, quem os recebe, assim, quanto mais personalizado for, melhor! Logo, pode ser uma carta escrita à mão, um bilhete com um recado, uma frase de apoio escrita numa folha de caderno do filho ou talvez um recado com expressão, do tipo: “- Filho, pai te ama! dentro da lancheira dele”. Deixe sua criatividade fluir!

Gestos de serviço:

Que tal fazer algo que você nunca fez antes pelas pessoas que você ama? Quem sabe preparar um belo jantar ou, se você não tiver habilidades culinárias, arrumar a mesa para uma refeição em família, ou quem sabe consertar uma maçaneta quebrada ou simplesmente trocar a lâmpada do corredor que está queimada, colocar o lixo para a coleta ou lavar uma louça? Enfim, coisas simples que quando feitas de boa vontade expressam o nobre sentimento de quem os emite. Então, o que dizer dos inúmeros heróis anônimos que se prestam a fazer serviços voluntários em favor de quem precisa, não apenas nesse período de natal, mas durante todo o ano: Equipes de pessoas que preparam e servem alimentos, doam roupas e agasalhos, fazem campanhas para coleta de brinquedos para presentear crianças carentes que não recebem sequer uma manifestação de afeto, que dirá um brinquedo?

Toque físico:

Também não podemos esquecer de um gesto que, simbolicamente é muito nobre, o toque físico, que tem o propósito maior de chegar ao coração do outro, isso significa, que nós podemos “tocar” fisicamente o outro por meio de um sorriso, um gesto, um olhar sereno e acolhedor.

Um natal de muita paz e amor no coração

Então, desejo que neste natal você seja luz e que viva intensamente cada momento junto aqueles que ama, e que você seja portador de boas energias irradiando a alegria, a paz e a harmonia pois essa é a energia que quanto mais doamos mais recebemos em retribuição, a do VERDADEIRO AMOR! FELIZ NATAL!

(Acompanhe um vídeo sobre esse texto CLICANDO AQUI)

Desejo pra você esta semana que aproveite bem esta reflexão sobre o amor, pelo bem das pessoas que você mais ama!

Gostou do tema? Tem alguma dúvida ou quer que eu escreva sobre algum assunto em especial? Envie sua opinião para o whatsapp (11) 99546 8145 ou mande um e-mail para nelsonvieira@cibracoaching.com.br  você poderá fazer parte do nossa próxima edição.

Nelson Vieira
 

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Click Here to Leave a Comment Below 0 comentários

Leave a Reply:

Scroll Up