Atestado de incompetência: Você pode estar assinando e nem sabe
O diálogo abaixo entre um diretor e um gerente de departamento aconteceu há alguns anos. No entanto, é incrível como o tempo passa, as relações mudam, novas gerações aparecem, mas o velho hábito de passar um atestado de incompetência continua bem presente.
O problema
Diretor – Gê, por favor, oriente as pessoas do seu departamento a seguirem o fluxo de trabalho, cumprindo os procedimentos e respeitando todos os itens do check list.
Gerente – Pow diretor, não tem como fazer isso, meu nível de operação é muito elevado. Já é demais conseguir que façam, apesar dos erros de operação, tudo acontece muito rápido, não dá tempo de ficar seguindo procedimento padrão.
Levantando a hipótese:
O diretor, então, passa o mesmo comando para o gestor de outro departamento, que, apesar do alto volume de informações, executa e, atende aos prazos especificados, bem como grande parte dos indicadores de performance, apresentando um bom índice de produtividade.
Ao levar ao conhecimento do gerente Gê os resultados do seu colega de empresa, o mesmo argumentou:
– Ah, no setor dele não tem tanta demanda como no meu;
– Lá o trabalho não é tão complexo quanto no meu;
– Ele tem mais pessoas pra executar a tarefa, eu estou com o meu quadro desfalcado, preciso contratar pelo menos mais umas três pessoas;
– Para ele é mais simples porque ele não faz nem um terço do que eu faço;
– Ele tem um aparato tecnológico melhor do que o meu.
A experimentação:
Enfim, depois de ouvir toda a linha de argumentação do Gê, o diretor resolveu fazer um rodízio entre os mesmos por um período de tempo.
O resultado:
O departamento do Gê passou a apresentar melhores resultados, respeitando os padrões, normas, check lists e atendendo a todos os indicadores ao passo que o outro ficou todo bagunçado, deixou de atender aos requisitos que antes atendia e a equipe se apresentava mais acomodada, desmotivada. O que houve? (sem comentários, não é mesmo?)
A conclusão:
Pois bem, você se depara frequentemente com desculpas para justificar os maus resultados, seus ou de terceiros? É daquelas pessoas para as quais sempre está faltando algo para fazer o que precisa ser feito? Nenhum recurso é suficiente o bastante para atender a demanda que se apresenta?
Então abra o seu olho caro(a), o seu foco e atenção podem estar sendo desviados para outras questões e atividades menos importantes, e quando você pensa que com suas desculpas vai comover os seus superiores, o máximo que conseguirá é atrair a atenção dos mesmos para você (pessoa), não de forma positiva, claro!
Assinando um atestado de incompetência
Raciocine: Como o outro consegue realizar no seu departamento e você não? E como se não bastasse, ainda vai bagunçar o que está funcionando bem no outro departamento? Parabéns, você acabou de assinar um atestado de incompetência!
A solução:
Se você vive ou presencia alguma situação parecida com a do Gê, aceite uma dica: Procure programas de treinamento, um acompanhamento de coaching, uma mentoria, ou, pelo menos tenha a humildade para aprender o que você não sabe com o colega, entenda que é mais digno admitir que precisa se preparar melhor do que inventar mil desculpas para justificar o injustificável jogando todo o seu histórico (se é que realmente já teve um) no lixo.
Ah, e só para lembrar, entenda de uma vez por todas que empresa não é mãe e que sua carreira depende 100% de você. Portanto, cabe somente a você cuidar bem dela procurando cursos para melhorar suas habilidades profissionais e desenvolvimento de liderança e autogestão (em todos os níveis da organização).
Assuma o controle da sua carreira, vire o jogo, venha desenvolver habilidades comportamentais para aprimorar a gestão e mobilizar sua equipe para o alcance de metas. A Cia Brasileira de Coaching está com uma nova turma para o workshop de Liderança e autogestão a ser realizado no período de 13 a 14/12/2019, das 8h às 18h em Belém. Obtenha maiores informações através do nosso whatsapp (11) 99546 8145.
Gostou do tema? Tem alguma dúvida ou quer que eu escreva sobre algum assunto em especial? Envie sua opinião para o whatsapp (011) 99546 8145 ou mande um e-mail para nelsonvieira@cibracoaching.com.br você poderá fazer parte do nossa próxima edição.