Direitos ou reputação: O que pesa mais em sua decisão?

Vamos lá! Eu já falei em outros momentos, mas não custa reforçar: o mercado mudou e ainda está em transformação, portanto, a antiga relação de emprego tal qual se conhece atualmente está com os seus dias contados, e não se trata de uma visão pessimista, basta acompanhar o que está acontecendo ao seu redor para escolher o que pesa mais em sua decisão: Direitos ou reputação?

O mundo digital e o mercado

A revolução tecnológica é uma realidade, chegou globalizando ainda mais o mercado. Hoje, uma pessoa em Belém pode contratar um freelancer em São Paulo (ou em qualquer outra localidade) para um serviço pontual, de qualidade e o melhor, pagando um preço bem acessível. E este é apenas um exemplo!

As novas gerações e a tecnologia

As novas gerações estão invadindo o mercado de trabalho com os seus smartphones e redes sociais, sem nenhum apego a um escritório, pelo contrário, quanto mais liberdade melhor. As lojas de varejo já contam com tecnologia para abordar o cliente nos corredores e já são capazes até de detectar o perfil e a necessidade de um potencial cliente apenas com um software. Alguém ainda duvida que o mercado esteja mudando?

Detalhe: Nos segmentos da indústria e serviços, os custos com mão-de-obra diminuíram e quem não se qualificou, está parado na plataforma de embarque, inerte, só assistindo o bonde passar. Vamos lá, mexa-se enquanto é tempo!

Decida: Direitos ou reputação?

Então, por tudo isso, quero falar especialmente com você, que depende do seu emprego para realizar seus sonhos, da sua família e, sobretudo, dos seus filhos. Você está de “saco cheio”da empresa que trabalha? Deseja dar o fora o quanto antes? Talvez seja o momento de refletir o que pesa mais na sua tomada de decisão: Os seus direitos ou reputação? É, você é livre para fazer as próprias escolhas, o que pesa são as consequências que você vai colher da sua decisão. Então pense:

Decisão 1:

Se o foco está nos seus direitos, você provavelmente começa a faltar, fazer corpo mole, deixa de produzir, não se dedica a atingir metas, degrada o ambiente de trabalho, é agressivo com os superiores e com os colegas, trata mal os clientes, é indisciplinado em relação à seguir as normas da empresa, e tudo isso para provocar uma demissão? Entenda que, ao optar por esse caminho, você está abrindo mão do outro: A sua reputação! E é um caminho sem volta. Uma escolha inteiramente sua. Mas jamais esqueça uma coisa que sempre ouvi da minha mãe: “Dor de barriga não dá apenas uma vez”.

Decisão 2:

Por outro lado, se você pensou na sua reputação e não está mais afim de trabalhar ali, faça como ensinou didaticamente o Coronel Nascimento no filme Tropa de Elite: Pede pra sair! É muito mais digno, honesto e respeitoso (com você mesmo). Elimina aquele sofrimento diário de ir para um lugar onde não mais se sente bem, que compromete a sua competência e credibilidade profissionais, pois desmotivado, não conseguirá se engajar o suficiente, o que o levará a uma queda acentuada nos seus resultados e, internamente trazem uma série de consequências psicológicas, como a ansiedade e a depressão, e daí, é um passo para afetar todas as outras áreas da vida, como: A financeira, a social, a conjugal, a física, a familiar e até a sexual. Ninguém merece, concorda?

Faça as melhores escolhas

Sendo assim, nunca se sabe o dia de amanhã. Hoje você acha que não precisa mais daquela oportunidade, mas e amanhã? Portanto, fechar uma porta em um mercado afunilado e cada dia mais disputado é realmente inteligente e sensato? Pense nisso e faça melhores escolhas, por você e por aqueles a quem mais ama, e entenda de uma vez por todas que dinheiro paga as contas e acaba (nem precisa de muito tempo para isso), mas reputação é para sempre e ser reconhecido no mercado como um profissional sério e comprometido já é um baita diferencial para novas possibilidades e conquistas. Tenha uma semana incrível e realizadora.

Desenvolva-se:

Quer se conhecer melhor, produzir mais e obter resultados extraordinários? Então venha com a gente se desenvolver e aprimorar as suas habilidades profissionais, cuidando da sua carreira. A Cia Brasileira de Coaching está com uma nova turma para o workshop de leader coaching e autogestão a ser realizado no período de 08 a 09/11/2019, das 8h às 18h em Belém. Obtenha maiores informações através do nosso whatsapp (11) 99546 8145.

Gostou do tema? Tem alguma dúvida ou quer  que eu escreva sobre algum assunto em especial? Envie sua opinião para o whatsapp (011) 99546 8145 ou mande um e-mail para nelsonvieira@cibracoaching.com.br  você poderá fazer parte do nossa próxima edição.

Nelson Vieira
 

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Click Here to Leave a Comment Below 0 comentários

Leave a Reply:

Scroll Up