Momprenuer: Coaching para mães empreendedoras

Acordar às 6h da manhã, fazer café, preparar a mesa, acordar os filhos, dar banho e escovar os dentes do filho menor, arruma-lo, checar mochila para conferir todo o material do dia, preparar o lanche das crianças, cozinhar os ovos do maridão (proteína é importante), dar aquele beijo e abraço nele, sair correndo para levar filhos à escola, ligar para a mãe para definir o horário do médico, checar agenda do dia com a sua secretária, responder às inúmeras mensagens de bom dia (enquanto é de manhã cedo) nos grupos de whatsapp, ficar sempre elegante, linda e perfumada, bater a foto do dia para exibir a sua bela maquiagem, postar no instagram (Sem esboçar o menor sinal de ansiedade), uma foto bem ao  estilo “sorria e acene!”, ver rapidamente a notícia do dia para se interar do que tá acontecendo no mundo, postar a frase de efeito no facebook e cuidar para não se atrasar no trabalho, e tudo isso se equilibrando no salto agulha, nossa! Alguém ainda acha que vida de mãe é fácil?

O relato acima, para muitas mulheres, especialmente para as que ainda não são mães, talvez pareça um filme de terror, para muitas mães, pode representar uma ressonância magnética da realidade que vive, mas acredite, está havendo uma revolução silenciosa no mercado que está trasformando essa “suposta realidade” cada vez mais em coisa do passado. São as mompreneurs” (mães empresárias).

Dados de pesquisa realizada para o Fórum empreendedoras acerca das mães, apontam que 58% trabalham em casa; 74% delas acreditam que se dedicam mais aos filhos; 75% dessas mãezinhas sentem-se mais realizadas profissionalmente e 41% das pesquisadas afirmam que escolheram tranformar um antigo hobbie em atividade principal, criando um negócio próprio.

Outros dados são importantes a serem considerados: 81% das mães pesquisadas são casadas; 28% delas têm entre 31 e 35 anos de idade e 73% têm ensino superior ou pós-graduação e o melhor de tudo: Para 45% delas, o ato de empreender, ajudou a reduzir a tal culpa materna e 24% afirmam sentir-se completamente curadas dela.

Pois bem, destaquei algumas perguntinhas poderosas de coaching para mães empreendedoras, mas antes, não custa nada compreender essa expressão tão utilizada atualmente, segundo o wikipédia: Empreendedor é alguém versátil, que consegue reunir recursos financeiros, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, organizar as operações internas e realizar as vendas de sua empresa. Então vamos lá:

  • Você já tem um objetivo em mente?

Que tipo de negócio pretende criar? Talvez ajude definindo algo que você goste muito de fazer e que poderá monetizar, como tornar-se uma consultora independente de beleza, por exemplo.

  • Que tal realizar uma análise interna para identificar claramente os seus pontos fortes e os seus pontos fracos para o pretenso negócio?

Essa análise é fundamental para definir ações que venham a minimizar os fatores de interrupção e de autossabotagem que podem colocar em risco todo um negócio promissor.

  • Você conhece bem o mercado que pretende empreender?

Conhecer os seus futuros concorrentes é fundamental para ter uma referência, mapeando o que fazem, como fazem e por que o fazem, procure observar como é o site deles, que tipo de produtos vendem, se existe algum negócio desse tipo perto de onde você mora, quais são seus clientes, bem como, que estratégias utilizam.

 

Bem, tenho plena consciência de que, somente com essas dicas, embora não sirva como uma análise completa , mas a ajudarão numa possível tomada de decisão, seja para abrir um negócio, ou para contribuir para que o seu atual entre nos eixos e tenha melhores resultados. Assim, meu desejo de um FELIZ DIA DAS MÃES para essas mulheres guerreiras que, querem sempre mais da vida e sabem que o lucro é consequência de uma vida produtiva e feliz ao lado de sua família!

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre esse e outros assuntos e quiser vê-los respondidos por aqui, mande um e-mail para: fale@cibracoaching.com.br.

Nelson Vieira
 

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: