O tempo não para! Sim e o que você tem com isso?

Inúmeros autores falam da gestão do tempo como se este fosse realmente algo passivo de controle. É humanamente impossível controla-lo, ele tem vida própria, ele não espera, ele simplesmente acontece, quer você queira, quer não! E o mais interessante é que ele cumpre a sua função de maneira cadenciada, não acelera nem atrasa, não puxa e nem espera por ninguém, como diria o Cazuza: – O tempo simplesmente não para!

Provavelmente você já deve ter ouvido pessoas dizendo as seguintes expressões:

  • Nossa! Eu queria que o tempo parasse;
  • O dia tinha que ter 30h e não 24h;
  • O tempo não é suficiente pra fazer tudo o que gostaria;
  • Ah! Se eu pudesse controlar o tempo…
  • O tempo voou, já estamos no mês tal…
  • Nossa! Parece que o tempo não passa!
  • As horas são intermináveis!

Enfim, só de lembrar, a lista seria bem maior, porém, essas expressões apenas reforçam a idéia de que o máximo que conseguimos é gerenciar as nossas ações em função do tempo, mas nunca o tempo em si. Portanto, convido-os, hoje, a refletir sobre o efeito “cupim” do seu tempo:

  • Que ações você adota diariamente que tomam o seu tempo desnecessariamente?
  • Quais ações são prazerosas, mas que o distanciam do seu real objetivo e o impedem de obter melhores resultados ou uma melhor qualidade de vida?
  • Quais são as pessoas com quem você tem passado que apenas consomem o seu tempo e a sua energia e não contribuem nada (ou muito pouco) para os seus melhores resultados?
  • Com quem ou que tipo de pessoa, você poderia investir mais o seu tempo para obter os resultados que o tornariam mais feliz e realizado?

Este é um exercício poderoso para quem deseja aproveitar melhor cada momento que a vida oferece enquanto estamos bem e esbanjando saúde e disposição, do contrário, seremos absorvidos constantemente pelas preocupações por conta de tudo aquilo que poderíamos fazer, mas não o fizemos enquanto tínhamos tempo e aí, com o prazo findando, não tem jeito, é fazer ou fazer!

Portanto, fique atento às ações que não o levam a lugar nenhum, bem como à auto-sabotagem, com atividades prazerosas, tais como: assistir TV, jogar vídeo-game, conversas intermináveis via chat das redes sociais, enfim, lazer em excesso, que no final lhe distanciam de obter melhores resultados na vida pessoal e profissional.

E, por fim, jamais esqueça de identificar pelo menos cinco pessoas que apenas te demandam tempo, mas que não contribuem em nada para o seu desenvolvimento enquanto pessoa e enquanto profissional. Do mesmo modo, identifique aquelas pessoas mais próximas a você ou do seu meio com as quais você poderia investir mais o seu tempo para obter resultados mais significativos, entenda que essas pessoas naturalmente nos desafiam e nos motivam a sermos cada vez melhor, podem estar: no trabalho, na igreja, na sala de aula, em casa, no círculo familiar ou de amizades, bem como nas associações de classe ou mesmo nos clubes recreativos que você frequenta.

Essas são apenas algumas dicas simples para que você aproveite melhor o seu tempo com aquilo que realmente importa: com você, com aqueles que você mais ama, com o seu propósito de vida, com a sua prosperidade e com a sua felicidade. Afinal, lembre-se: Nós trabalhamos para viver bem e não vivemos bem para trabalhar.

Desejo pra você esta semana: saúde, sucesso, plenitude e felicidade!

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre esse e outros assuntos e quiser vê-los respondidos por aqui, mande um e-mail para: nelsonvieira@cibracoaching.com.br.

nelson

Nelson Vieira
Presidente e Master Coach Trainer da Cia. Brasileira de Coaching Certified Advanced Master Coach Sênior
pela Graduate School of Master Coaches (EUA/UK/Austrália)

Nelson Vieira
 

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Click Here to Leave a Comment Below 0 comentários

Leave a Reply:

Scroll Up