Foco: Naquilo que você quer ou no que você não quer?

Impressionante como eu converso com as pessoas e as ouço dizerem absolutamente tudo o que elas não querem ter como foco:

Já parou para pensar em quantas vezes você ouve isso todos os dias?

Eu não quero…

  • perder dinheiro nesse negócio;
  • me frustrar:
  • perder clientes;
  • engordar;

Você consegue perceber o quanto repete isso para si a cada instante? Sabe o quanto deixamos de fazer coisas importantes e que realmente queremos por conta da atenção demasiada que damos exatamente àquilo que NÃO queremos!

Cada vez que ouço essas afirmativas de alguém, eu pergunto: – Ok, para mim está claro o que você não quer. A questão agora é saber:

O que você quer ter no lugar?

É impressionante como as respostas fluem e então a pessoa começa a vislumbrar um novo e poderoso padrão mental e surgem coisas do tipo:

Eu quero …

  • multiplicar os meus rendimentos;
  • ter sucesso profissional;
  • aumentar a minha carteira de clientes;
  • estar sempre linda(o);

O que acontece ao mudar o seu padrão de comunicação?

Percebe que quando você afirma o que você não quer a sensação que dá é a de enxergar somente aquilo?Mas, por que isso acontece? Simples, porque o nosso padrão mental está com o foco no negativo e não no positivo e isso vai interferir na nossa fisiologia. Por isso, muitas pessoas vivem e demonstram estarem preocupadas, tristes, desanimadas, assim, apresentam-se frequentemente com um semblante derrotado e, não tenha dúvidas, isso vai impactar seguramente em suas relações, sejam elas institucionais, de negócios, de vendas ou mesmo interpessoais. Como consequência disso, as pessoas se afastam de você, afinal, ninguém curte ficar ao lado de pessoas que só “puxam para trás”, não é mesmo?

Por outro lado, quando você afirma o que você quer, de maneira positiva, é como se abrisse um campo de visão auxiliar que estimula o cérebro a ser mais criativo, a gerar novas ideias, o que também vai refletir na fisiologia. Só que de forma mais positiva, levando a pessoa a apresentar-se de maneira mais confiante, amigável, agradável, facilitando suas relações e atraindo cada vez mais as pessoas para o seu lado. Vale ressaltar que nunca é demais estar ao lado de pessoas que têm um olhar mais positivo da vida, concorda?

Foco no positivo é suficiente?

Contudo, só focar no positivo não é suficiente, é preciso definir claramente como você pode realizar aquilo que você quer com uma perguntinha simples que certamente vai mudar o seu mindset (modelo mental), mudando a linguagem. Você, certamente já deve ter ouvido algo do tipo: “Entre o querer e o ter tem um longo caminho a ser percorrido, né?”.

Pois então, convido-o a mudar de uma vez por todas a sua comunicação com você mesmo, reprogramando a sua linguagem de forma que ela seja, além de positiva, forte o suficiente para convencê-lo da sua capacidade e poder de realização, expressando-se da seguinte maneira:

Exercício para aumentar o foco:

Eu…

  • vou investir nisso e vou ter um excelente retorno;
  • agrego valor às pessoas e à sociedade. Sou um sucesso profissional;
  • estou aumentando consideravelmente a minha carteira de clientes, e vamos fazer mais ainda;
  • me exercito para estar sempre linda(o) e saudável. Eu me amo! Eu mereço!

Lógico, tudo que é feito de maneira a agregar valor, com planejamento, acompanhamento sistemático, realinhamento de ações caso seja necessário, dá certo, porque intuitivamente o seu cérebro estará atuando com um padrão mental mais positivo e sem se dar conta, todos a sua volta estarão vibrando com a mesma energia.

Nesta semana, vigie mais os seus pensamentos e dê foco mais naquilo que você quer. Forte abraço e até o nosso próximo encontro!

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre esse e outros assuntos e quiser vê-los respondidos por aqui, mande um e-mail para: nelsonvieira@cibracoaching.com.br.

 

 

Nelson Vieira
 

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: