Páscoa: O que precisa morrer em você para dar lugar ao novo?

A páscoa é um evento cristão que celebra a ressurreição de Cristo, logo, uma série de simbolismos são criados para representar a passagem da data e atribuir um novo sentido à vida, repleta de significado, de luz, de harmonia, de perdão, de libertação e, claro, de renascimento!

Agora, refletindo sobre o RE-nascer (nascer de novo) ou, ter uma segunda chance, assim como foi a primeira, quando viemos ao mundo, utilizando a metáfora filosófica da tábula rasa, éramos como uma folha em branco, na qual teríamos toda uma vida para preenchê-la, e assim, nossa história estaria sendo moldada a cada pensamento, decisão e ação.

Olhando por esse princípio, abrindo o livro da sua vida, que história você tem para contar? Você é protagonista ou coadjuvante dessa que é a mais linda obra-prima que vai sendo escrita, talhada, esculpida dia-a-dia por você que é o autor e personagem da história da sua vida? A questão é:

  • O escrito talhado nas páginas da sua vida, contam uma bela história ou ela é triste e vergonhosa?
  • A criança que um dia você foi se orgulha ou se envergonha do adulto em quem se tornou?
  • Se você pudesse voltar no tempo e mudar algo, o que você mudaria para viver hoje a vida que você um dia sonhou?

Diante disso, somos hoje o resultado de nossas decisões e ações adotadas no passado e nossas decisões de hoje, por sua vez, repercutirão no tipo de pessoa que, de fato, serei amanhã.

Então, se a páscoa consiste em nascer de novo, saiba que isso só será possível se morrermos para uma nova vida, e é óbvio que ninguém precisa morrer literalmente, mas uma parte de nós precisa ir para dar lugar ao novo, tal qual a metáfora bíblica do vinho novo num odre (barril) velho. Decisão e ação podem começar hoje, agora, nesse momento, desse modo:

  • Que “quinquilharias” emocionais, espirituais ou intelectuais você vem acumulando ao longo da sua vida e que se tornaram um fardo que você carrega atualmente, mas teme desfazer-se?
  • Como dar lugar aos novos conhecimentos, emoções e desfrutar de uma nova vida mais produtiva, próspera e feliz se as velhas idéias preconcebidas, os velhos sentimentos e as velhas atitudes continuam imperando?

Portanto, se você pudesse escolher algo em você do que se livrar, o que seria? Sentimentos de mágoa, rancor, ódio, inveja, egoísmo, vingança? Atitudes prejudiciais a terceiros como desonestidade, por exemplo, ou mesmo culpas, arrependimentos, covardia, acomodação?

Assim, para essa páscoa, proponho uma bela e profunda reflexão em função da escala do tempo para que desse modo, possamos “velar” a morte de tudo aquilo que não nos faz bem e celebrar o verdadeiro dom da vida, com intensidade, fervor e harmonia no pensar, sentir e agir, então reflita:

  • Você teria mais motivos para se orgulhar ou para se envergonhar da sua história de vida até aqui? O que é motivo de orgulho? O que é motivo de vergonha?
  • Você, hoje, vive a vida que sempre sonhou? Se não, que decisões o levaram à situação em que você se encontra atualmente?
  • Que decisões você tomou no passado, que o levaram a obter bons resultados em sua vida?
  • Que sonhos você ainda deseja realizar no futuro?
  • Que atitudes ou padrões comportamentais você precisa adquirir hoje para se tornar a pessoa que deseja no futuro?

Estou consciente de que somos meros seres humanos em constante evolução e que somos falhos. Sim, caímos em tentação, erramos, os joelhos dobram, tombamos, mas levantamos e aprendemos. Isso é viver! Isso é o que defino como morrer e ressuscitar todos os dias, com humildade e respeito, reconhecendo a nossa parcela de responsabilidade por tudo aquilo o que nos acontece, nossos fracassos bem como pelos nossos maiores resultados, creio que é aquilo que alguns religiosos chamam de reforma íntima. FELIZ PÁSCOA! FELIZ RENASCIMENTO!

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre esse e outros assuntos e quiser vê-los respondidos por aqui, mande um e-mail para: fale@cibracoaching.com.br.

Nelson Vieira
 

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: