Promessas de ano novo: 5 dicas úteis para cumpri-las

Esta semana, um novo ano se inicia. Provavelmente você deve ter feito aquelas promessas de ano novo, como: Emagrecer, ganhar condicionamento físico, aprender um novo idioma, fazer uma viagem, reunir com amigos, enfim, são inúmeras as promessas e sempre alimentamos a esperança de realizá-las. Algumas já passam de ano para ano, nós as reconhecemos quando ouvimos: “- Esse ano vai…!” ou então, “- Desse ano não passa!”.

Então responda as seguintes perguntas:

Você já fez a sua lista de promessas para o ano que se inicia?

Normalmente você as cumpre ou, depois de um tempo, as deixa de lado?

Por que isso acontece?

O que diferencia as pessoas que alcançam resultados extraordinários daquelas que apenas dão voltas em torno de si mesmas, entra ano e sai ano e continuam do mesmo jeito?

Quanto as promessas, muitas vezes esquecidas, é importante ressaltar uma frase do marketing, que já virou clichê, mas continua fazendo muito sentido: “O que não é visto, não é lembrado!”.

Desse modo, se você não escreve essas metas e confia em guardá-las apenas na memória, fatalmente elas serão engolidas pelo tempo e pela rotina puxada do dia a dia. Para evitar que isso aconteça, acompanhe as dicas:

DICA Nº 1: Escreva suas metas

Escreva suas metas de forma clara e objetiva, de preferência com riqueza de detalhes. Lembre-se que ela deve depender exclusivamente de você, portanto, deve ser iniciada e mantida por você. Quantifique-as. Defina prazos específicos com dia, mês, ano e, se possível, com a hora para realiza-las.

Por fim, escreva-as conjugando o verbo de ação no futuro do presente e abusando dos pronomes possessivos. Assim, o cérebro passa a reconhecer como se já o tivesse alcançado, como no exemplo:

“Até o dia 31/12/2020, terei comprado o meu veículo XYZ-30, modelo CDI, cor prata, com teto solar, roda de magnésio, kit multimídia e banco de couro investindo o valor de até R$ 95.000,00”.

DICA Nº 2: Coloque-as em um lugar visível

Não basta apenas escrever, é importante fixá-las em um lugar visível: No espelho do banheiro, no do quarto, na porta do guarda-roupa, no painel do carro ou até mesmo no forro em cima da sua cama, para lê-lo todos os dias antes de dormir. É importante que você coloque esse estímulo visível em todos os lugares por onde você passa.

Se você não quiser que outras pessoas o vejam, coloque símbolos, desenhos, cole figuras, numere-os, mas é importante que ele esteja todos os dias visível para lembra-lo do seu compromisso pessoal. Agora é “faca na caveira” e “sangue nos olhos”.

DICA Nº 3: Mantenha o foco nas promessas de final de ano

Talvez a mais importante de todas: A disciplina. Primeiro pergunte-se “qual a importância desse objetivo na minha vida?”, com isso estará alinhando o objetivo ao seu critério de valores pessoais. Em seguida, defina um conjunto de ações, com prazos específicos voltadas para o seu objetivo maior para realiza-las de tempos em tempos.

DICA Nº 4: Crie uma estratégia de impacto

Avalie criteriosamente o seu estado atual, veja o que está ao seu alcance, quais os fatores dificultadores, seja bastante honesto. Se houver comportamento sabotador da sua parte, é muito importante reconhecê-los.

Se o seu objetivo for o de emagrecer, por exemplo, tire uma foto de como está hoje descrevendo ao lado as características atuais, tais como: peso, altura e sintomas (fadiga, taquicardia, sudorese, dificuldade para juntar um objeto no chão, enfim…), ao lado, defina as mesmas características, só que desejadas.

Ao final do projeto, tire uma foto e coloque ao lado. É sempre bom ter um parâmetro comparativo do antes e do depois, isso fortalece a autoestima.

DICA Nº 5: Compartilhe e monitore os resultados

Compartilhe com a família ou um grupo pequeno de amigos a sua meta. Assim, um monitora as ações do outro. Desse modo: Procure se presentear por cada ação concretizada, pode ser com um objeto simbólico, um bem de consumo ou simplesmente faça algo que lhe agrade. Faça por você!

Mas, se deixar de realizar uma ação, estabeleça o compromisso de pagar, de alguma forma, seja com um valor em dinheiro, com um exercício físico puxado ou mesmo um trabalho comunitário, filantrópico, um multirão, enfim, pague!

Você estará celebrando ou lamentando no próximo dia 31/12/2020?

Seguindo as dicas acima, é provável que você chegue ao final do ano com muito mais motivos para celebrar, sentindo-se mais satisfeito, realizado, competente, produtivo, capaz de alcançar resultados significativos, com a deliciosa sensação de empoderamento e lógico, muito feliz!

E jamais esqueça de fazer uma reflexão acerca do ano que passou. Portanto, celebre as vitórias e agradeça por tudo o que foi vivido, pelas coisas boas e pelas não tão boas assim, pois de alguma forma agregaram, no mínimo, um grande aprendizado.

Agora você tem, a partir do dia 01 de janeiro, 365 novas oportunidades de cumprir as promessas de ano novo, de fazer diferente, melhor, de virar o jogo, de ser extraordinário, de fazer deste o melhor ano da sua vida!

Gratidão a você que me acompanhou por mais um ano, desejo que você, realmente, cumpra as promessas de fim de ano e seja muito feliz.

(Para assistir ao vídeo completo sobre esse texto CLIQUE AQUI)

Gostou do tema? Tem alguma dúvida ou quer que eu escreva sobre algum assunto em especial? Envie sua opinião para o whatsapp (11) 99546 8145 ou mande um e-mail para nelsonvieira@cibracoaching.com.br  você poderá fazer parte do nossa próxima edição.

Nelson Vieira
 

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Click Here to Leave a Comment Below 0 comentários

Leave a Reply:

Scroll Up