Um grande presente: Hoje! Algumas Razões para vivê-lo

A notícia:

Esses dias estava bastante pensativo, pois recebi a notícia do falecimento de um grande amigo vítima de assalto em um posto de gasolina enquanto parava para abastecer o seu veículo. Era um rapaz jovem, cheio de planos, estudioso, aplicado, determinado e muito íntegro. Foi uma perda irreparável, daquelas que a gente não esquece jamais e isso me fez refletir sobre o tempo: Pensei no passado, e como pai que sou, o imaginei vindo ao mundo, trazendo alegria e esperança a todos que o rodeavam. Pensei também nas fases da sua vida: infância, adolescência, juventude e, lógico, no futuro, nos planos que ele teria traçado para a sua vida que estava apenas se iniciando. Mas principalmente, refleti nas razões para viver o hoje, um grande presente.

A reflexão:

Nesse momento de impacto me perguntei:

O que esse rapaz tinha planejado para essa semana?

Como terá sido o seu último dia de vida?

Será que ele tinha que pedir desculpas ou então perdoar alguém?

Que legado ele deixou para os que ficaram?

Será que ele deu um beijo de despedida na sua mãe ou teria algo para dizer-lhe antes de partir?

Então concluí: Nossa vida é muito breve, não importa o tempo que passamos nesse mundo, de repente aquelas pessoas que amamos são tiradas de nós muito depressa e sem tempo de nos prepararmos. Aí, quando percebemos, não temos mais como voltar atrás. Acabou! Já era! É passado!

O incomparável poder da apreciação:

Da mesma forma, muitas vezes deixamos de fazer algo só pensando naquilo que não temos. Assim, perdemos de vista o incomparável poder da apreciação, do hoje, nosso maior presente, como:

  • Caminhar de mãos dadas com o amor da nossa vida;
  • O sorriso de uma criança;
  • A suavidade da brisa batendo no rosto;
  • A chuva que cai no fim da tarde; ou
  • O carinho e atenção compartilhados no seio familiar.

Assim, convido-o a parar por um instante e se permitir prestar atenção no aqui-e-agora. No momento presente, que é a única coisa que nos resta, uma vez que, se não podemos voltar no passado e nem ir para o futuro, que na verdade não existem. Trata-se apenas de uma convenção social para nos dar uma referência do que já aconteceu ou do que está por vir. A única realidade que podemos desfrutar, portanto, é o hoje: Um grande presente.

No entanto, muitas vezes desperdiçamos esse tempo com coisas fúteis e desnecessárias, alimentando sentimentos de frustração, mágoa, rancor, ódio, vingança. Criticando tudo e todos, ou mesmo reclamando e se lamentando da vida: do trânsito caótico ao comportamento inadequado do colega de trabalho inescrupuloso e anti-ético, como se a nossa queixa tivesse o súbito poder de mudar todas as coisas erradas cometidas por terceiros.

Um grande presente para você: Diário Positivo

Por isso, vou deixar aqui uma dica que certa vez aprendi e que hoje me permito compartilhar com você para que aproveite melhor cada dia, de maneira que possa, finalmente, dormir consciente de que, se não conseguiu fazer tudo o que gostaria, mas que você aproveitou o seu dia ao máximo e da melhor forma possível, agregando valor substancial às pessoas que você ama, sobretudo, você mesmo.

Desse modo, reserve um caderno, uma agenda ou mesmo uma pasta em seu computador pessoal ou tablet (caso prefira) e todas as noites antes de dormir responda a essas três perguntas:

1- Por que valeu a pena o dia de hoje?

Nessa questão, muitas pessoas focam, geralmente, nas coisas boas que nos acontecem, mas esquecem que aprendemos muito com as coisas ruins ou nem tão boas assim, que na verdade não devem ser desprezadas, mas servir de aprendizado, pois nos deixam mais fortes e preparados para lidar com as adversidades.

2- Se eu pudesse mudar algo que me aconteceu hoje, o que eu mudaria?

Aqui, entenda que nós não temos controle sobre o trânsito caótico, sobre as manifestações, sobre os pensamentos contrários aos meus por parte das pessoas que me rodeiam, eu só tenho controle sobre mim e sobre meu comportamento, portanto, que gafes você cometeu? Que atitudes impensadas você tomou? Que respostas inadequadas você deu ou deixou de dar? Que comportamento sabotador você teve hoje? Reflita somente sobre as coisas que estão sob o seu controle, ou seja, você mesmo!

3- Quais são as coisas mais importantes que eu tenho que fazer no dia de amanhã?

Liste pelo menos 6 (seis) coisas muito importantes para fazer no dia seguinte e que, haja o que houver, VOCÊ TEM QUE FAZÊ-LAS! Evite coisas do seu cotidiano, como: Tomar banho, almoçar ou escovar os dentes, considere coisas que sejam desafiadoras e extremamente importantes para a sua vida.

A Cia Brasileira de Coaching está com uma nova turma para o workshop de leader coaching e autogestãoa ser realizado no período de 25 a 26/09/2019, das 8h às 18h em Belém. Obtenha maiores informações através do nosso whatsapp (11) 99546 8145.

Gostou do tema? Tem alguma dúvida ou quer que eu escreva sobre algum assunto em especial? Envie sua opinião para o whatsapp (11) 99546 8145 ou mande um e-mail para nelsonvieira@cibracoaching.com.br  você poderá fazer parte do nossa próxima edição.

Nelson Vieira
 

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Click Here to Leave a Comment Below 0 comentários

Leave a Reply:

Scroll Up