Você acha que chegou ao limite na sua profissão? Saiba o que fazer

Não com rara frequencia sou procurado por pessoas insatisfeitas com o seu trabalho atual, nem me refiro à uma condição de emprego formal, mas de uma atividade mesmo. Essa condição as leva a uma infelicidade sem precedente que podem conduzí-las, por sua vez a uma baixa produtividade afetando significativamente os seus resultados e gerando graves consequências em todas as áreas da sua vida, começando pelo financeiro, passando pelo conjugal, comprometendo as relações familiares e sociais e quando menos se espera, lá está a depressão instalada.

Por incrível que pareça, essa não é uma experiência isolada, vejo muitas pessoas vivendo esse dilema atualmente e a origem quase sempre está na insatisfação com a sua profissão, até que de repente essa pessoa chega ao limite, mas então o que fazer diante desse quadro? É o questionamento que todos se fazem, portanto, se você está passando por isso, não se sinta como uma pequena bolha num oceano, outras pessoas também enfrentam situações parecidas. Por isso, espero contribuir com algumas dicas úteis:

Busque novos desafios: Quando se chega a esse ponto, muitos cogitam a possibilidade de fazer outra graduação, mudar de profissão, passar anos novamente em uma sala de aula, e enquanto isso, aquela velha dúvida persistente, fica martelando: “Será que é isso mesmo?”. Nossa, quanto sofrimento!

Entenda que muitas vezes não se trata de mudar de profissão, mas respirar novos ares, descobrir novos desafios dentro da sua área de atuação, adquirir novas habilidades, aprender técnicas e recursos novos, muitas vezes uma palestra pode ser inspiradora e dá um novo gás, um passeio ao ar livre, uma viagem, uma sessão de meditação, afinal, muitos insights(clareza súbita na mente) acontecem onde e quando menos esperamos.

Identifique as vertentes do seu trabalho: Toda profissão tem inúmeras vertentes e possibilidades de trabalho, bastando para isso, escolher a sua área de atuação e se dedicar firmemente nela, mas entenda que, dentro da sua profissão, você pode flutuar por várias áreas, desde que se dedique a aprender, de fato, a prática profissional desse novo segmento, antes de migrar. Lembre-se que, para tudo exige muita dedicação, resiliência, humildade e esforço contínuo.

Por exemplo, em psicologia, existem diversas correntes que procuram explicar o homem, que chamamos de “linhas de abordagem”, obviamente que todos temos uma linha mestra, o que não quer dizer que eu não possa aprender técnicas e recursos de outra corrente teórica. Além disso, há inúmeras possibilidades de atuação profissional que vão desde a clínica, passando pela organizacional, educacional, social, comunitária e outras. Da mesma forma, acontece com outras profissões, descubra uma nova vertente, mas sempre respeitando os seus limites pessoais, por exemplo: “Quero ajudar a combater a fome na África, mas não tenho estrutura emocional para abrir mão do ar condicionado ou do chuveiro elétrico”. Essa é uma situação extremamente desafiadora que deve ser bem pensada antes de tomar uma decisão.

Reinvente-se:Quando atuava na área de Recursos Humanos, eu percebi que muitas pessoas que procuravam ajuda por depressão, prescindiam de um propósito maior, já que não viam mais sentido no seu trabalho, faltava-lhes um planejamento de carreira, um projeto de vida, e quando se perde o sentido no trabalho, ficamos a um passo do abismo profissional, então, eu escolhi ser coach para complementar aquilo que eu já fazia como psicólogo, no meu caso, o “coaching” foi a minha reinvenção para ajudar essa demanda que invariavelmente me chegava quase que diariamente, quando voltei dos EUA, tive a clara percepção de que antes de ser um executivo, um profissional, um empresário ou mesmo um empreendedor,  é um Ser Humano que está ali, e como tal, precisa se ouvir e se compreender para lidar com os aspectos de liderança, desenvolvimento de equipes, relacionamento interpessoal e demais “stakeholders” (parceiros estratégicos). E nesse processo, em um trabalho de acompanhamento mais específico, pode-se até perceber que, talvez você seja a pessoa certa no lugar errado. Portanto, mova-se!

Quer se conhecer melhor, produzir mais e obter resultados extraordinários? Então venha com a gente se desenvolver e aprimorar a sua gestão, mobilizando a sua equipe para o alcance de metas.

A Cia Brasileira de Coaching está com uma nova turma para o workshop de leader coaching e autogestãoa ser realizado no período de 25 a 26/09/2019, das 8h às 18h em Belém. Obtenha maiores informações através do nosso whatsapp (11) 99546 8145.

Gostou do tema? Tem alguma dúvida ou quer  que eu escreva sobre algum assunto em especial? Envie sua opinião para o whatsapp (011) 99546 8145 ou mande um e-mail para nelsonvieira@cibracoaching.com.br  você poderá fazer parte do nossa próxima edição.

Nelson Vieira
 

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Click Here to Leave a Comment Below 0 comentários

Leave a Reply:

Scroll Up