Você é Esponja ou Filtro?

Sabe aquela pessoa que absorve tudo para si? Aquela pessoa que aprende tudo o que precisa aprender e ainda acha que não foi suficiente e fica perguntando mais e mais? Aquele que toma as dores alheias só por tomar, por uma questão de simpatia, mas que, no fundo, não sabe o real significado dessa pseudo-solidariedade, uma vez que toda estória sempre tem dois lados e ele não se deu, sequer ao trabalho de conhecer a outra parte antes de tomar partido? Aquela pessoa que normalmente é “todo ouvidos”, para absolutamente todo o conteúdo que o seu interlocutor trás e acaba absorvendo os problemas do outro como se fossem dele?

Pois é, acredito que estamos falando do indivíduo esponja, aquele que absorve tudo para si do ambiente externo, seja de bom, seja de ruim. Para esse perfil de pessoa, tirando a parte do conhecimento, que certamente será muito útil pra ele em algum momento, o fato de não separar as coisas, coloca em sério risco até mesmo a sua saúde física, psicológica e intelectual, uma vez que ele vai tomar para si inclusive as coisas ruins, que não lhe competem, mas as assumirá como se fossem dele.

Isso, por si só, já é um risco enorme, pois ao absorver todo tipo de problemas e cargas negativas do outro, há uma tendência a desviar o seu foco e atenção daquilo que realmente seria importante para ele, desse modo, ele não apenas se distancia do seu objetivo pessoal, como vai adoecendo em função do seu nível de stress, que aumenta a taxas sem precedentes. Nesse momento, você faz ideia do que se passa no organismo?

A pessoa fica ansiosa em demasia, consequentemente, tem dificuldade em se concentrar, isso se reflete no seu comportamento muitas vezes agressivo, agitado, arredio ou mesmo de isolamento social, com a alta produção de adrenalina, o organismo começa a produzir o cortisol, que destrói as células de defesa do organismo e o enfraquecem deixando-o sujeito aos diversos vírus e bactérias. Por esse quadro você já viu tudo né? Quem mais sofre com isso são exatamente as pessoas que convivem com ele e quem provavelmente ele mais ama.

Indivíduo filtro, como o próprio nome já diz, filtra as coisas que chegam até ele, ou seja, tal qual um purificador, ele está aberto para absorver todo estímulo, porém, separa aquilo que não é importante e que não acrescenta nada em sua vida filtrando o que realmente importa para ele. O indivíduo filtro, não se ocupa com fofocas ou difamações, pois sabe que não acrescentarão nada em sua vida e fica atento com o portador da notícia, porque hoje foi de outro alguém, amanhã pode ser ele a vítima do “língua solta”.

Após uma conversa, ele sabe que precisa ter uma estratégia de recomposição, não apenas para livrar-se da parte toxica do diálogo, como para se refazer em termos de foco e energia, canalizando-a para o que realmente importa. Então seguem algumas digas poderosas para você ativar o seu filtro de maneira a aproveitar melhor toda informação que lhe chega, ajudando as pessoas, porém, sem se deixar contaminar pela negatividade alheia:

1)Faça terapia, ao contrário do que muitos pensam, é para pessoas saudáveis e ajudam a livrar-se do lixo emocional, intelectual e até espiritual trazido pelo outro;

2)Desenvolva o hábito da meditação, reservando um momento para que você fique sozinho e em paz com você mesmo. A medida que você desenvolve essa habilidade, você vai se tornando cada vez mais autoimune em relação às nefastas influências de outras pessoas;

3)Pratique esporte, dance, caminhe, corra, brinque, conheça lugares diferentes, namore, divirta-se, desse modo, você estimula a produção natural de serotonina e outros neurotransmissores como a dopamina, a serotonina, melatonina, que dão uma especial sensação de prazer e bem-estar, além de auxiliar no equilíbrio corpo-mente-espírito.

Muita gente não sabe, mas nós, seres humanos fomos criados para estar em constante movimento, quando isso não acontece, damos espaço para a melancolia, tristeza e até a depressão e consequentemente, mais suscetível a absorver a carga negativa do ambiente

Então, você faz ideia de como você se define: Esponja ou filtro? O que você pode fazer a partir de agora para ser quem você deseja ser?

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre esse e outros assuntos e quiser vê-los respondidos por aqui, faça como a, mande um e-mail para: fale@cibracoaching.com.br.

Nelson Vieira
 

Nelson Vieira, sou Advanced Coach Senior e Master Coach Trainer, certificado por diversas instituições internacionais ao redor do mundo, tendo formado aproximadamente 5 mil coaches pelo Brasil. Para conhecer mais acesse: www.nelsonvieira.com.br

Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: